Busca rápida X


Blog

29 abril, 2020

Como criar um bom plano de ação para um negócio

Você já criou um plano de ação para o seu negócio? Afinal, é fundamental para uma empresa ter um planejamento estratégico consolidado, eficiente e muito bem elaborado. Inclusive, é por meio dele que se torna possível alcançar os melhores resultados. 

O plano de ação é utilizado para organizar uma metodologia que tem como objetivo traçar metas, definir responsáveis, monitorar as atividades que devem ser executadas e acompanhar o desenvolvimento do projeto, para que ele tenha o retorno esperado. 

Nesse sentido, criar um bom plano de ação é uma estratégia que todo gestor deve aplicar em algum determinado momento. Entretanto, esse planejamento pode reunir alguns desafios, como manter a equipe engajada e motivada diante das metas. 

Por isso, continue lendo este post para saber como elaborar um bom plano de ação para o seu negócio. Boa leitura!

4 passos para criar um plano de ação

Criar um bom plano de ação não é uma tarefa tão complicada. Na verdade, ele exige muita dedicação, empenho e esforço por parte da equipe e, principalmente, da gestão. 

Aliás, existem várias metodologias e ferramentas para criar um plano de ação eficiente, e vamos falar um pouco delas aqui. 

Então, separamos 4 passos fundamentais para desenvolver um planejamento simples e prático de ser aplicado. Ficou interessado? Acompanhe! 

1. Defina os objetivos 

O primeiro passo para montar um plano de ação é considerar os objetivos a curto, médio e longo prazo da organização. Você, como líder, guia suas ações e estratégias de acordo com os objetivos traçados. 

Com isso, identifique a forma que a sua equipe contribui para alcançar esse objetivo, analise as atividades cotidianas e as maneiras que elas são executadas. 

Portanto, tanto você quanto a sua equipe irá saber como as atividades rotineiras contribuem para o crescimento da empresa, proporcionando uma visão mais ampla do negócio. 

Inclusive, isso pode acontecer até mesmo na área de produção, como o processo de um molde de injeção plástica, por exemplo.

2. Crie metas alcançáveis

Nesse momento, depois de ter uma visão clara da organização, é preciso definir metas alcançáveis. Para isso, pense em metas que facilitem o trabalho da equipe e a visualização do que precisa ser traçado. 

Dessa forma, os colaboradores terão tempo para ajustar falhas, corrigir desvios e evitar gargalos. Além disso, se as metas não foram atingidas, será necessário acompanhar o desempenho e as atividades da equipe. 

3. Liste as atividades a serem desenvolvidas

A listagem das atividades é um passo muito importante. Para que tudo ocorra conforme o planejado, é fundamental listar tarefa por tarefa, os responsáveis por cada uma e as ações necessárias para que elas sejam alcançadas. 

Sendo assim, junto a sua equipe, defina as tarefas a serem realizadas. Além disso, peça para cada colaborador colocar no papel as suas principais atividades e depois analise cada uma delas. 

Essa é uma ótima maneira de reter um panorama geral dos departamentos, das atividades dos recursos utilizados e até mesmo das placas de sinalização do maquinário. 

4. Decida os prazos 

Para manter o controle das atividades, é preciso estabelecer um prazo para o alcance das metas. Afinal, como em todo plano de ação, definir um tempo específico para a execução das tarefas é fundamental. 

Nesse sentido, as atividades que contam com processos bem definidos, podem muito bem ser guiadas por prazos estabelecidos. 

Entretanto, se necessário, aqui também vale deixar um responsável pela fiscalização de tarefas, como: a organização de um stand para eventos, a criação de ações estratégicas, entre outras funções.

Com prazos estabelecidos, o colaborador consegue criar um planejamento para a execução das suas atividades, priorizando conforme sua relevância e urgência. 

Pronto para criar um bom plano de ação?

Por fim, você também pode definir a metodologia ideal para criar um bom plano de ação para o seu negócio. Entretanto, será preciso revisar todas as ações da sua organização, para estabelecer resultados a curto, médio e longo prazo. 

Gostou de saber um pouco mais sobre a elaboração de um plano de ação? Conta pra gente! Queremos saber a sua opinião sobre o assunto! 

sse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

Confira nossos principais serviços!

Gostou? Entre em contato conosco pelo WhatsApp (55) 99613-0941 ou pelo e-mail [email protected]

Olá! Clique em um dos nossos representantes abaixo para ter atendimento online.

Atendimento Online pelo WhatsApp