Abrir a janela.
1
Close chat
Olá! Agradecemos a sua visita. Clique no botão para iniciar a conversa com o nosso suporte :)

Iniciar

lccomunic
 

(55) 99613-0941 Whats / Telegram

Deseja receber novidades da web e da LC ? Então faça parte da nossa lista VIP

* campo obrigatório
Respeitamos sua privacidade, seu cadastro poderá ser removido a qualquer momento.

Notícias

Novidades na web, tecnologia e informativos da LC

Novidades da web / Publicado dia 28/02/2017 as 10:04 Hrs.

Conheça oito programas que identificam quem está roubando seu Wi-Fi

Com a ajuda de alguns programas, o usuário pode descobrir todos os dispositivos que estão conectados no seu Wi-Fi.

Dessa forma, são “denunciados” possíveis invasores que estejam roubando sua conexão, deixando a internet mais lenta. Ainda há o risco de acabar compartilhando dados pessoais com o intruso, comprometendo sua segurança online. 

Roteador Norton Core da Symantec promete segurança e Wi-Fi mais rápido

Para evitar que isso aconteça, essa lista oferece oito opções de programas e apps para fazer uma análise completa do Wi-Fi, identificando todas as portas de IP utilizadas e cada aparelho conectado. Há soluções com interface em português e todas são gratuitas para baixar e usar. Confira as dicas.

Veja quais dispositivos estão conectados no seu Wi-Fi e descubra invasores (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Veja quais dispositivos estão conectados no seu Wi-Fi e descubra invasores (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Programas para computador

1) Wireless Network Watcher

Wireless Network Watcher é prático porque não precisa de instalação: basta baixar e abrir para começar a usar o executável. O recurso faz uma varredura completa dos dispositivos conectados na sua rede wireless, indicando qual é seu roteador, computador e possíveis invasores. Ao clicar em cada dispositivo há informações sobre o IP, nome, se está ativo no momento endereço MAC e mais dados. É possível configurar de forma avançada, selecionando faixa de IP, adicionando notificações de áudio para as detecções ou comandos específicos no computador. Com interface em inglês, o programa é gratuito e roda no Windows a partir da versão 2000, funcionando inclusive no recente Windows 10.

Wireless Network Watcher faz análise da rede Wireless para detectar dispositivos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Wireless Network Watcher faz análise da rede Wireless para detectar dispositivos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicativo do TechTudoreceba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

2) SoftPerfect WiFi Guard 

A vantagem do programa é que ele funciona em português, com interface fácil de usar. A análise do Wi-Fi pode ser feita pressionando um botão rápido e depois de alguns segundos é gerada uma lista com todos os dispositivos. Nas configurações é possível selecionar o adaptador de rede e ajustar opções de varredura. Os aparelhos desconhecidos são indicados com um marcador vermelho, enquanto os reconhecidos ficam em verde. Há função para selecionar faixa de endereço IP na análise, adicionar alerta sonoro ou comandos específicos na detecção. O SoftPerfect WiFi Guard é gratuito para Windows (a partir do XP) e custa US$ 9,99 (cerca de R$ 30) para macOS 10.7 ou superior.

SoftPerfect Wifi Guard analisa o WiFi em busca de invasores (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)SoftPerfect Wifi Guard analisa o WiFi em busca de invasores (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3) Advanced Port Scanner

O programa é prático para usar no dia a dia com sua interface em português pelo computador. O interessante é que ele mostra quais dispositivos estão conectados no Wi-Fi estão ligados ou desativados, exibindo detalhes de cada aparelho. A análise dura alguns segundos com resultados sobre a fabricante do dispositivo, endereço MAC, pastas compartilhadas e quais Portas IP utilizam. Há ferramentas avançadas para selecionar Portas IP, adicionar comandos específicos, acesso remoto e a verificação pode ser feita quantas vezes precisar. O download é gratuito e ele é compatível com Windows, inclusive a versão 10.

Advanced Port Scanner mostra todos os dispositivos conectados no seu Wi-Fi (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Advanced Port Scanner mostra todos os dispositivos conectados no seu Wi-Fi (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

4) Angry IP Scanner

O recurso oferece uma interface básica para analisar todas as Portas IP da sua conexão Wi-Fi em busca de invasores. A análise dura alguns segundos e mostra os endereços de IP com um marcador em azul (com dispositivos conectados) ou em vermelho (sem uso). Há funções para ajustar a faixa de IP e configurações avançadas. Disponível com idioma em inglês, o programa oferece download gratuito para Windows (a partir do Vista), MacOS X e Linux, com versões executáveis ou com instalação no computador.

Angry IP Scanner analisa portas IP para mostrar dispositivos conetados (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Angry IP Scanner analisa portas IP para mostrar dispositivos conetados (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Aplicativos para celular

1) Tether TP-Link

O aplicativo é específico para identificar os dispositivos conectados no roteador da TP-Link via Wi-Fi, usando um smartphone ou tablet. Disponível para Android a partir da versão 4.0 e iOS, o recurso funciona em português e precisa ter um modelo de roteador compatível para fazer a análise da rede. Com o recurso, o usuário pode identificar intrusos no Wi-Fi de forma simples e ver mais informações sobre cada aparelho conectado, como Porta IP utilizada e endereço MAC. O recurso é gratuito para baixar e você pode conferir como usar o Tether TP-Link no seu celular neste tutorial.

Aplicativo Tether identifica dispositivos conectados em Wi-Fi da TP-Link (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)Aplicativo Tether identifica dispositivos conectados em Wi-Fi da TP-Link (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)

2) Fing

O Fing é um aplicativo para celular que permite fazer uma análise da rede Wi-Fi em busca de todos os dispositivos conectados. Com visual em português, o recurso é eficiente e lista todos os aparelhos conectados pela porta IP wireless, descrevendo inclusive qual é seu roteador, o modelo do celular, computadores ou até seu Chromecast. O usuário também pode encontrar dados avançados da rede e ver detalhes de cada aparelho, com função de Ping e ações remotas. O escaneamento da rede pode ser feito quantas vezes precisar. O aplicativo está disponível para Android, a partir da versão 4.1, e no iOS.

Aplicativo mostra informações completas de dispositivos no seu Wi-Fi (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Aplicativo mostra informações completas de dispositivos no seu Wi-Fi (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3) Who Use My WiFi?

Who Use My WiFi?? oferece interface em português e mostra de forma simples os dispositivos conectados no seu Wi-Fi. A análise leva alguns segundos e é possível ver mais informações sobre cada aparelho, como endereço MAC e porta IP. O recurso descreve qual item da lista é seu roteador, quais são celulares e o restante dos dispositivos, como computadores. Assim você pode descobrir se alguém usa sua rede wireless indevidamente. O usuário pode fazer o escaneamento quantas vezes precisar e o app funciona gratuitamente, disponível para Android na versão 4.0.3 ou superior.

Recurso exibe aparelhos conectados na sua rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Recurso exibe aparelhos conectados na sua rede Wi-Fi (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

4) Network Scanner

App permite gerenciar rede Wi-Fi e descobrir dispositivos invasores (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)App permite gerenciar rede Wi-Fi e descobrir dispositivos invasores (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Para finalizar, o Network Scanner é uma solução completa para quem precisa gerenciar a rede Wi-Fi, encontrando dispositivos “invasores” usando sua internet. O recurso indica qual aparelho é o roteador, computador pessoal, celulares e até os dispositivos “suspeitos” ou desconhecidos. É possível renomear os itens para gerenciar de forma mais prática, listando seus equipamentos em casa. O app ainda informa dados avançados como a intensidade do sinal wireless, informações de DNS e IP. Além disso, há funções para reconhecer um IP específico, ativar notificações e compartilhar os resultados. O app é compatível com Android 4.0.3 ou superior.

 

Fonte: http://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2017/02/conheca-oito-programas-que-identificam-quem-esta-roubando-seu-wi-fi.html / Foto: Lucas Mendes/TechTudo / por