WhatsApp Business – Vantagens e Desvantagens

WhatsApp-Business
Este post incrível foi montado pelos colegas da www.shapeweb.com.br/blog/2018/01/26/whatsapp-business-vantagens-e-desvantagens/
Confira direto no site deles no link acima, tem imagens e gráficos que valem a leitura para quem esta em dúvidas.

WhatsApp Business – Vantagens e Desvantagens

WhatsApp Business  já está liberado no Brasil e já foi testado aqui na Shape Web. Analisamos os principais recursos que diferenciam o recém lançado WhatsApp Business do já tradicional WhatsApp Messenger.

Como baixar o WhatsApp Business

No momento só é possível realizar o download do aplicativo em dispositivos Android e iOS.

Para iPhone, acreditamos que deve liberado em breve (o WhatsApp não deu previsão de quando o WhatsApp Business será disponibilizado para o sistema iOS). Em fevereiro de 2019 o Whatsapp divulgou a versão de teste para iOS. Em Abril de 2019 o Whatsapp anunciou que o Whatsapp Business está também disponíveis para quem tem iPhone.

Cadastro com Telefone Fixo

Você pode manter o seu cadastro de seu número de celular independente do seu pessoal, basta cadastrar o número fixo de sua empresa.

O cadastro é simples e similar ao do WhatsApp Messenger, ele pedirá para você escolher o código do país, no caso Brasil é o +55, o DDD da sua região e o telefone, que como já falei anteriormente pode ser o telefone fixo da sua empresa.

Não estranhe que mesmo colocando o telefone fixo ele solicite que você permita o envio de um SMS, após permitir o envio de SMS ele irá disponibilizar a opção “Me ligue”, selecione esta opção e uma mensagem gravada irá informar os 6 números que você precisará digitar para ativar o WhatsApp Business em seu celular.

 

Passo a Passo – Como usar o WhatsApp Business?

A ativação do WhatsApp Business é muito semelhante ao do WhatsApp Messenger, no passo a passo a seguir descreverei todo o caminho que você precisará percorrer até iniciar uma conversa pelo aplicativo.

  1. Baixe o WhatsApp Business no Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.whatsapp.w4b
  2. Na tela de apresentação do aplicativo, toque em “Concordar e continuar” para aceitar os Termos e Condições de uso e políticas de privacidade;
  3. O WhatsApp Business pedirá permissão para acessar seus arquivos de imagens e vídeos do seu dispositivo móvel. Continuar e conceda o acesso para que você consiga enviar arquivos para os seus contatos do WhatsApp;
  4. Na tela seguinte, escolha o país e digite o número do seu telefone fixo ou móvel do qual você deseja cadastrar como número de sua empresa;
  5. O WhatsApp Business enviará uma mensagem SMS pra o número cadastrado. Se você escolheu telefone fixo não é possível receber um SMS. Solicite uma ligação clicando na opção “Me Ligue” e o WhatsApp Business ligará e falará o código de ativação contendo 6 digitos.
  6. Na próxima tela, escreva o nome da sua empresa, acrescente sua logo e toque em avançar. Uma observação importante é que o WhatsApp Business não permite a mudança do nome da empresa após o cadastro. No entanto você pode posteriormente mudar o seu nome de exibição.
  7. Por fim, você será levado à tela inicial do WhatsApp Business, idêntica ao do WhatsApp Messenger e poderá dar início a conversas com seus clientes;

WhatsApp Business + WhatsApp Messenger

Agora é possível ter duas contas de WhatsApp em seu smartphone, uma conta vinculada com o WhatsApp Messenger e outra com o WhatsApp Business. O ideal é que ainda sim seja usado números diferentes para uso pessoal e uso profissional

Migrar conta para WhatsApp Business

Cuidado ao migrar o seu contato para o WhatsApp Business, o próprio WhatsApp faz uma observação na descrição de seu APP

“Ao recuperar seu backup de conversas do WhatsApp no WhatsApp Business, você não poderá recuperá-lo de volta para o WhatsApp. Se você quiser voltar, recomendamos que você copie o backup do WhatsApp de seu telefone para o computador antes de começar a usar o WhatsApp Business.”

Perfil empresarial

 

Alguns campos de informações foram disponibilizados para o perfil do usuário do WhatsApp Business que não estão disponíveis no WhatsApp Messenger. Entre elas estão:

  • Endereço
  • Área de atuação
  • Horário de atendimento
  • e-mail
  • site

Estas são informações podem fazer uma grande nos resultados do Marketing Digital da sua empresa, não menospreze!

Estatísticas

 

Agora você possui a opção de Conferir as informações de estatísticas do WhatsApp para saber quantas mensagens a conta enviou, entregou aos destinatários, foram lidas e recebidas de contatos ou clientes. Confira o passo a passo para você visualizar as estatísticas no WhatsApp Business.

  1. Abra o WhatsApp Business e toque em opções “ícone de três pontos” no canto superior direito da tela;
  2. Em seguida, acesse a opção “Configurações”;
  3. Acesse a opção “Configurações da empresa”;
  4. Na janela seguinte, toque em “Estatísticas”.

Etiquetas

Você pode criar etiqueta para cada cliente. Recurso muito útil para pessoas que já estão acostumados a vender pelo aplicativo.

Com o recurso etiquetas você pode sinalizar o status do cliente. As etiquetas padrões são:

  • Novo cliente
  • Novo Pedido
  • Pagamento pendente
  • Pago
  • Pedido Finalizado

No entanto você pode criar as suas próprias etiquetas para facilitar a organização dos seus clientes.

Para marcar seu cliente com uma etiqueta você basta clicar e segurar no contato desejado. Clique no penúltimo ícone que aparecerá no canto superior da tela (um pentágono com formato semelhante de uma etiqueta de loja). Apareceram as etiquetas disponíveis e a opção de criar uma nova etiqueta.

Para visualizar todos os clientes etiquetados, clique no menu opções (os três pontos no canto superior esquerdo) e acesse etiquetas. Você verá quantos clientes estão em cada etiqueta, ao clicar em uma opção, você verá todos os clientes listados.

Descrição de Grupos

Em uma atualização em Maio de 2018 o WhatsApp Business passou a permitir a criação de uma descrição de seus grupos. As descrições são úteis para resumir as funções,  publicar informações essenciais ou criar tópico de um grupo.

Mensagens Automáticas

Não pense que o WhatsApp Bussines oferece um chat totalmente comandado por um robô, automatizando as repostas pré-programadas. Está longe disso!

O que está disponível no momento é uma mensagem programada no caso de um cliente entrar em contato com você em um momento determinado, que pode ser fora do horário comercial que você cadastra no aplicativo, chamado de “Mensagem de Ausência”.

Outro Recursos é a “Mensagem de saudação”, mensagem que aparecerá para clientes que entraram em contato com sua empresa pela primeira vez ou que estão a mais de 14 dias sem comunicação com a empresa.

 

Por fim, o mais próximo de uma automação de mensagens é o recurso “Respostas rápidas”, no qual você cadastra as respostas de dúvidas frequentes para que você possa ganhar tempo no monto de responder o cliente.

Em uma atualização em Maio de 2018, passou a ser possível agendar “Mensagens de Saudação” para só alguns contatos.

Bugs do WhatsApp Business

Algumas pessoas reclamaram nas avaliações do aplicativo em relação ao mau funcionamento do envio de mensagens, dizendo que o WhatsApp Business não estava enviando as mensagens, mas os clientes visualizavam a empresa como online. Em nossos testes não identificamos nenhum problema de envio.

Também recebemos algumas reclamações de usuários dizendo que estão recebendo notificações nos dois aplicativos (WhatsApp Messenger  e WhatsApp Business) mesmo com números diferentes. Também não identificamos este problema em nossos testes. Caso não seja um BUG do aplicativo, os dois números podem estar cadastrados em uma mesma lista de transmissão, mas isso só aconteceria com algumas mensagem recebidas e não todas.

Mensagens sendo apagadas sozinhas (Junho/2018):

Recebemos comentários de alguns leitores reclamando que suas mensagens estão sendo apagadas sozinhas. O problema esta acontecendo tanto com mensagens recentes, quanto mensagens antigas. Após algumas pesquisas em sites com relatos de usuários sobre o problema, nós verificamos que este pode ser problema técnico do próprio WhatsApp. Possivelmente uma instabilidade no programa que está gerando este comportamento equivocado. As únicas soluções encontradas foram: Atualização do aplicativo para uma versão mais recente; reinstalação do aplicativo. Caso você encontre outra solução, por favor compartilhe nos comentários.

Como verificar sua conta no WhatsApp?

No momento esta função não está disponível para todos os perfis comerciais do WhatsApp Business. No momento a verificação de conta encontra-se em fase de teste

Caso você queira demostrar seu interesse para adquirir este recurso, você pode responder uma pesquisa no Servey Monkey (a pesquisa encontra-se em inglês). Isso não dará acesso ao recurso, mas você pode ser um dos escolhidos para realizar o teste antes de seus concorrentes.

Como criar um Link para o meu Whatsapp?

Divulgue seu Whatsapp com o link do Whatsapp: https://wa.me/(número)

No lugar de (número), adicione o número do seu telefone no formato internacional completo.

Exemplo do Whatsapp aqui da agência: 
– Código do Brasil 55
– Código de Campo Grande/MS: 67
– Número de telefone: 3321-8174

O link ficará da seguinte forma: https://wa.me/556733218174

Ao clicar acessando um computador será aberta a tela do Whatsapp Web. Ao tocar no link por um celular abrirá o aplicativo Whatsaap Messenger ou Whatsapp Business (no caso dos dois dispositivos estarem disponíveis, será perguntado em qual aplicativo você deseja abrir uma conversa).

WhatsApp Business Web

É possível acessar o Whatsapp Business Web da mesma forma que no Whatsapp Messenger. Porém o WhatsApp Business Web ainda não oferece os recursos do aplicativo WhatsApp Business.

Para Acessar o Whatsapp Business Web, siga o passo a passo

  1. Em seu computador, abra um navegador e acesse web.whatsapp.com;
  2. Abra o WhatsApp Business no seu aparelho celular e toque em Opções “ícone de três pontos” > WhatsApp Web.
    Para ver a opção WhatsApp Web é preciso estar em Conversas > Opções > WhatsApp Web.
  3. Escaneie o código QR da tela do seu computador com o seu telefone.
  4. O WhatsApp Business Web se abrirá.

WhatsApp Enterprise

WhatsApp Enterprise deve ser a versão do mensageiro para grandes corporações, porém ainda não há previsão de quando ele será lançado.

WhatsApp Business para iOS (Abril/2019)

Em maio de 2018 surgiram rumores que uma versão do WhatsApp Business está sendo desenvolvida para o sistema operacional iOS, passando assim ser compatível com  iPhone. Porém o WhatsApp não fez nenhum pronunciamento oficial até o momento. No dia 14 de fevereiro, saíram os primeiros rumores que a WhatsApp Business para iPhone estava em fase de teste.

Em Abril de 2019 o Whatsapp anunciou que o Whatsapp Business está também disponíveis para quem tem iPhone. Para baixar o Whatsapp Busines para iPhone basta buscar pelo nome do aplicativo no App Store, ou se preferir clique aqui para acessar e baixar o Whatsapp Busines para iPhone.

Atualizações de 2019

  • Reprodução automática de áudios: Mensagens de voz consecutivas agora tocam em sequência para que você não precise tocar no botão “reproduzir” a cada mensagem.
  • Filtros: Faça uma busca usando filtros para encontrar facilmente conversas conforme etiquetas empregadas ou o caráter de lida ou não lida.
  • Novos recursos para WhatsApp Web: Você pode agora ver etiquetas e filtrar conversas clicando no ícone de filtro na aba de conversas do WhatsApp Web. Ainda não suportados no WhatsApp Web: filtros por não lidas, grupos ou listas de transmissão.
  • Compartilhe links curtos (wa.me/seu_número), mais fáceis e concisos, com seus clientes. Saiba como criar seu link curto aqui: http://www.shapeweb.com.br/blog/2019/01/02/como-criar-link-para-whatsapp/

Conclusão

Todos os recursos disponíveis no WhatsApp Messenger também estão disponíveis no WhatsApp Business. Inclusive o WhatsApp Business também é acessível pelo computador, acessado pelo https://web.whatsapp.com/ em seu navegador. No entanto se você deseja acessar mais de uma conta, como WhatsApp Business + WhatsApp Messenger, você terá que fazê-lo em dois navegadores diferentes.

Para usar o aplicativo não é necessário fornecer CNPJ. Os principais recursos exclusivos para o WhatsApp Business são: perfil empresarial, estatísticas, etiqueta, opção de instalação com telefone fixo, notificações de ausência e boas-vindas. Os recursos do Whatsapp Web usando o Whatsapp Business não se diferencia em nada se comparado o Whatsapp messenger.

Acredito que falta a possibilidade de múltiplos atendentes com uma única conta do WhatsApp seja a maior limitação do aplicativo, visto que ele é voltado para o público empresarial. No momento a empresa fica restrita a apenas um smartphone ativo por número de contato. E o maior ponto fraco, até o momento é que ele está disponível apenas para dispositivos Android. Acreditamos que em breve o iOS terá uma versão do WhatsApp Business.

Outro recurso que seria bem interessante seria integração das conta do WhatsApp Business com as páginas do Facebook e perfil empresarial do Instagram, nada impossível de acontecer. Vamos torcer para que novos recursos cheguem rápido pra gente!

O Whatsapp é uma das redes sociais mais usadas no Brasil. Continuando assim, trazendo novidades e novos recursos, possivelmente continuará sendo o mensageiro mais querido dos brasileiros.

No momento todos os recursos são gratuitos, porém o Facebook, empresa dona do aplicativo WhatsApp, admite que há possibilidade de cobrar parcialmente pelo serviço no futuro. Pode ser que a versão paga seja o WhatsApp Enterprise, porém são apenas rumores.

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário, o que você gostaria de ver como recurso novo no WhatsApp Business? Contamos com a sua colaboração.

 

  • Última atualização em: 31/07/2019

Fonte: www.shapeweb.com.br/blog/2018/01/26/whatsapp-business-vantagens-e-desvantagens/