Uma pergunta compartilhada pelas empresas é: como melhorar a experiência dos meus clientes?
Especialmente em épocas de crises e incertezas econômicas, todas as ações e estratégias que aprimoram a experiência do cliente deve ser tratada como uma prioridade por parte das empresas.
Afinal de contas, com uma experiência satisfatória realizada pelo negócio, é possível maximizar as vendas, fidelizar os consumidores e ainda fortalecer a sua imagem no mercado.
Mas quando falamos sobre a “experiência do cliente”, o que, na realidade, estamos querendo dizer?
Por sua vez, também conhecida como Customer Experience (ou apenas (CX), a experiência do cliente é a percepção que um determinado consumidor possui em relação ao seu negócio.
Essa percepção é construída por meio do relacionamento e contato que o cliente tem com a empresa.
Uma indústria de ventilador umidificador industrial que sempre está disponível para seus clientes e oferece um atendimento de qualidade pode aprimorar a experiência do cliente e, assim, alavancar os seus resultados.
E se você também quer saber como é possível aprimorar a experiência do cliente, nós elaboramos este post para te mostrar todos os detalhes do assunto. Confira abaixo as maiores dicas para ter sucesso com seus clientes! Vamos lá?
1. Utilize a classificação NPS
Uma das maneiras de saber se você está agradando os seus clientes ou irá precisas ajustar as suas estratégias é por meio do NPS (Net Promoter Score, ou Índice Líquido do Promotor).
Ela se baseia em uma classificação da maneira como cada consumidor recomenda a sua empresa e é fiel.
Normalmente, o cálculo é baseado em pontos que vão de 0 a 10. Quanto mais pontos um cliente receber, mais satisfeitos eles estão com sua empresa, e assim vice-versa.
Analise profundamente essa classificação e crie um plano para ter o menor número de clientes possíveis com pontos baixos.
2. Seja omnichannel
Uma das estratégias mais eficazes para aprimorar a experiência dos clientes é investindo em omnichannel. Ele foca em integrar os diversos canais de comunicação do seu negócio.
Se você tem uma empresa de etiqueta de segurança e possui canais como redes sociais, telefones, e-mail, entre outros, o omnichannel irá garantir que todas as informações desses canais circulam em um só lugar.
Um exemplo é um consultório odontológico que trabalha com lente de contato dental, um determinado cliente entrou em contato por meio de um chatbot, e foi redirecionado para o e-mail da empresa para obter mais informações sobre o procedimento.
3. Invista em um CRM
Como fazer para deixar a experiência do cliente ser única e exclusiva? É certo que não existe uma fórmula mágica para isso. No entanto, uma dica para achar as melhores estratégias e ações são conhecendo o seu cliente com detalhes.
E para isso, o CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) ajuda a entender o cliente e encontrar as suas maiores necessidades em comum bem como buscar melhorias para a experiência do consumidor com a marca.
Diversas empresas já utilizam o CRM como ferramenta para saber mais sobre seus clientes, desde comércios até indústrias de tela de proteção para sacada, por exemplo.
Assim, você poderá elaborar estratégias altamente eficazes e oferecer seus produtos e serviços com uma ótima experiência!
Agora que você já sabe como é possível aprimorar a experiência do cliente, o que acha de aderir essas dicas e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.