O marketing é constituído por uma série de estratégias que visam contemplar as necessidades dos consumidores.
Em outras palavras, podemos defini-lo como o ato de explorar, criar e agregar valor a um produto ou serviço que se tornam interessantes aos consumidores para satisfazer as suas necessidades.
Não é novidade que o mundo tem sofrido constantes alterações com os avanços tecnológicos e isso tem modificado cada vez mais as maneiras de socializar, conversar e viver em sociedade. E assim como tudo, o marketing também passa por modificações.
Várias vertentes vão se abrindo com o passar do tempo e apesar de a finalidade do marketing ser a mesma do início, a forma como este é aplicado está cada vez mais diferenciada.
Pensando nisso, trouxemos as principais tendências de marketing, para você implementar na sua empresa e ter ainda mais sucesso. Gostou do assunto? Continue acompanhando o nosso post. Vamos lá?
1. Marketing verde
Muito conhecido como “ecomarketing” o marketing verde é uma estratégia que visa a comercialização de produtos e serviços que sejam ecologicamente sustentáveis e não agridam o meio ambiente.
Ou seja, o ecomarketing é o posicionamento favorável das empresas em relação às questões ambientais, que pode e deve ser implementado em organizações de qualquer setor, como uma fábrica de mangueiras de alta pressão, que utiliza material reciclado, por exemplo.
Com o marketing verde, é possível expandir seu público alvo, só durante a pandemia, por exemplo, o setor de produtos orgânicos e veganos ampliou as vendas em mais de 50% no varejo, segundo a Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis).
Mas a maior vantagem dessa tendência é a otimização da reputação da marca. Já que as estratégias de marketing ecológico vinculam os produtos ou serviços da organização a uma visão ecológica e socialmente consciente.
2. Marketing de Afiliados
Essa tendência de marketing proporciona ampliar os canais de comunicação de um produto ou empresa para chamar a atenção do consumidor. O marketing de afiliados funciona através da inserção de anúncios em outros sites e blogs.
Ou seja, o Marketing de Afiliados é uma relação comercial em que o afiliado divulga o produto de um empreendedor ou empresa, em seus canais e em troca ganham comissões por cada venda realizada.
Se o seu empreendimento oferece produtos como tubo de cobre 3 8, por exemplo, com essa estratégia esse serviço será oferecido para diversos clientes em canais variados. Pois o afiliado irá divulgá-lo em seus blogs e sites em troca de uma comissão por venda.
3. Marketing digital
Marketing Digital é uma tendência que consiste na divulgação de produtos ou marcas por meio das plataformas digitais. Atualmente, é uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada e no momento correto.
Se pretende iniciar ou alavancar um empreendimento, precisa estar presente onde o público passa a maior parte do tempo, a internet. Essa é uma das estratégias mais eficientes, pois emprega os canais que o público alvo já utiliza.
Há inclusive, mecanismos que manipulam os algoritmos da web para que um determinado produto seja exibido para determinadas pessoas. Se você oferece reutilização de fluidos indústrias, por exemplo, esse sistema permite te conectar de forma direta com gestores de empresas que necessitam desses serviços em uma estação de tratamento de água.
Agora que você já conhece as melhores tendências de marketing, o que acha de colocar em prática no seu negócio?
Esse artigo foi escrito por Geiza Santos, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.