A tecnologia tem sido um aliado muito importante no meio social, através dela é possível realizar diversas atividades que antes nem imaginávamos, conversar com alguém do outro lado do planeta se tornou algo simples, comum e o melhor de tudo de baixo custo.
Não é de hoje que temos sentido os impactos de uma sociedade mais tecnológica e no ramo do empreendedorismo não tem sido diferente, um relógio de ponto digital, capaz de armazenar dados e informações de funcionários é o mínimo que a tecnologia promove.
Dentro das indústrias os avanços tecnológicos têm proporcionado a automatização de processos e o aumento da produtividade em todos os setores, seja administrativo, linha de produção ou no setor comercial.
Com isso, é possível entender que a tecnologia já faz parte do universo empreendedor e foi pensando nisso que resolvemos trazer três exemplos tecnológicos que podem ser inseridos em qualquer empresa. Gostou do assunto? Nos acompanhe a seguir.
1 Marketing digital
Na internet é possível encontrar desde consumidores em busca de box blindex para banheiro de sua casa, até clientes de bijuterias. E o marketing digital é uma das tecnologias mais eficientes para o empreendedor.
Através dessa estratégia é possível conhecer o perfil dos consumidores que navegam na web e entender o que procuram para atraí-los com conteúdos relevantes. Existem ótimos recursos para aplicar seus planos de marketing digital, entre eles podemos destacar:
- Facebook e Instagram Business: formatos de redes sociais para empresas;
- WhatsApp Business: facilita a comunicação com os clientes;
- E-mail Marketing: ferramenta para apresentar promoções e outras novidades;
- Webinar:recurso para gravar vídeos exclusivos para seus clientes.
Dessa forma o seu cliente se sentirá muito mais próximo a você, o mundo digital é um mercado que só cresce, justamente pela praticidade que oferece.
2 Ferramentas digitais
Existem diversas ferramentas digitais para impulsionar sua marca e empresa como SEO, Google ADS, entre outras que podem ser utilizadas para promover a otimização de seus anúncios e sites.
Esse conjunto de estratégias podem potencializar e otimizar o posicionamento da sua marca ou produto nas páginas de resultados naturais nos sites de busca gerando conversões, sejam elas, um lead, envio de formulário e até mesmo uma compra.
E além disso, existem ferramentas de gestão, para serem implementadas com o foco em aumentar a produtividade administrativa dentro da sua empresa, como:
- Google Drive – indicado para armazenar arquivos na nuvem;
- Google meet/Hangouts – ferramenta que une chat, call, videoconferência e ainda possibilita criar grupos de trabalho para gerir projetos;
- Trello – também é um app usado para organizar ideias e processos da equipe.
Todas essas ferramentas tecnológicas empresariais possuem versões gratuitas, e são fáceis para seus colaboradores aprenderem a usar.
3 E- commerce
O comércio digital é uma das tendências tecnológicas mais promissoras e com a pandemia causada pelo coronavírus, esse mercado foi ainda mais impulsionado e não para de crescer.
O mais vantajoso, desse setor é a variedade, pois é possível encontrar variados produtos e ferramentas de praticamente todos os setores que vão desde serviços de locação de gerador de energia, para empresas de organização de eventos e até alimentos.
Ou seja, o âmbito digital possui espaço para todos os segmentos, o que o torna uma ferramenta tecnológica extremamente tendenciosa. E aí, o que achou do nosso conteúdo? Aproveite essas dicas e alcance muito mais clientes!
Esse artigo foi escrito por Geiza Santos, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.