7 dicas para metrificar suas ações de marketing

Como mercado cada vez mais acirrado, não basta somente investir em estratégias de marketing, mas também na sua mensuração, que é nada mais que a avaliação dos resultados de determinadas ações.

Com a avaliação de resultados, fica muito mais fácil identificar quais estratégias estão surtindo efeito na busca pelas metas traçadas, como, por exemplo, aumentar a conversão (vendas) de leads (potenciais clientes) de um específico produto, como uma estrutura metálica para galpão, por exemplo.

Desta forma, a mensuração de ações mostra-se como uma ferramenta essencial para que as estratégias tenham uma performance maior, uma vez que a avaliação é funciona como um termômetro de eficiência.

Mas diante de tantas métricas, quais escolher para análise de ações feitas para um produto ou serviço? Há métricas fundamentais para qualquer estratégia de marketing, que você vai a seguir, acompanhe.

Taxa de abertura de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das ferramentas mais usadas, seja para divulgar produtos ou serviços, como a destinação de resíduos, um exemplo específico.

Para avaliar se o público está consumindo realmente um determinado conteúdo, a métrica mais eficiente é, sem dúvida, a taxa de abertura.

Além da taxa de abertura, ferramentas de automação de e-mail marketing trazem outras informações relevantes, no qual é possível, analisar diferentes aspectos, como:

  • Quais conteúdos são mais visualizados;
  • Quais são mais rejeitados;
  • Quais são os horários que são realizadas mais aberturas.

Esses dados permitem realizar mudanças para elevar a taxa de abertura, como melhora do conteúdo e título, alteração de datas e horários de envio, entre outros.

Retorno sobre investimento

O retorno sobre investimento (ROI) é uma das mais importantes métricas de marketing, uma vez que é possível verificar o lucro obtido em relação ao investimento realizado.

Assim, a empresa verifica se o investimento está trazendo retorno ou é hora de repensar os custos.

Valor médio das vendas

Esta é outra métrica de extrema importância para o marketing, já que ela mostra o quanto um consumidor gasta, ou seja, o quanto ele compra de um produto em média, como placas em acrílico, outro exemplo de produto comum no mercado.

Ao identificar o volume de compras dos consumidores, é possível identificar o momento de melhorar a captação de clientes.

Custo de aquisição de clientes

O custo de aquisição de clientes (CAC) é mais uma métrica essencial para o marketing, uma vez que demonstra o quanto a empresa gasta a cada novo cliente.

Esta métrica permite reavaliar estratégias para melhorar a longevidade do consumo, já que consumidores que não adquirem com regularidade interferem na obtenção do lucro desejado.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é uma métrica relevante para mensurar o desempenho do site da organização. Por meio dela, é possível analisar o número de visitantes em determinado período e avaliar interações.

Tráfego

O tráfego é outra métrica que ajuda a identificar as melhores estratégias para atrair o público para o site. Ela mostra de onde se originam os visitantes, se de redes sociais, blogs, anúncios, outros canais e publicações.

Taxa de conversão

Um dos objetivos do marketing é transformar leads em clientes, portanto, a taxa de conversão é uma das métricas fundamentais para avaliar o quanto de consumidores são adquiridos com as estratégias.

É válido ressaltar que antes de determinadas as métricas é primordial ter em mente quais são as metas que se deseja alcançar com as estratégias planejadas. Assim é evitado o uso de métricas não correspondentes aos objetivos.

Este conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.