Google anuncia projeto AMP, que promete turbinar a internet nos portáteis

Ele foi criado com a promessa de que irá facilitar a relação entre criadores de conteúdo e usuários que acessam esses materiais, pois visa reduzir o tempo de carregamento das páginas. Consequentemente, reduz a frustração que muitos sentem ao perceberem que sites demoram para abrir.

De acordo com David Bresbris (Vice-Presidente de Engenharia para Busca da Google), o AMP traz um "novo formato de código aberto criado inteiramente com tecnologias já existentes na Internet", não sendo um conjunto de algoritmos novos e sendo totalmente livres de incompatibilidades. Mas como o AMP vai realmente agir para fazer a internet ficar mais veloz?

AMP na prática

Na prática, o projeto AMP faz com que os criadores de sites montem páginas mais leves — mas que ainda contem com vídeos, imagens e design de alta qualidade — e que possam ser hospedadas em servidores de cache em um sistema de distribuição mais inteligente e integrados ao Google. Tudo isso com uma construção multiplataforma de alta qualidade e que vai refletir diretamente no buscador da companhia.

Ao mesmo tempo, isso ainda terá acompanhamento de anúncios mais bem direcionados para os consumidores, em uma clara resposta ao Instant Articles do Facebook. Bresbris ainda revela que muito mais recursos devem ser apresentados nos próximos meses, sendo focados em:

  • Conteúdo: o AMP promete fornecer abordagem em código aberto para facilitar a criação de conteúdo de uma forma mais leve e dinâmica.
  • Distribuição: uma nova forma de armazenamento em cache pode facilitar a distribuição de conteúdos
  • Publicidade:  sites que utilizem a AMP HTML deterão a escolha da sua rede de anúncios, assim como quaisquer formatos de anúncios, desde que não prejudiquem a experiência do usuário. 

Para concluir, o executivo da Google disse: "Esperamos que a natureza aberta da AMP proteja o fluxo livre de informação ao garantir que a navegação para mobile funcione melhor e mais rápida para todos, em qualquer lugar".

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/google/87685-google-anuncia-projeto-amp-promete-turbinar-internet-portateis.htm

A Google acaba de revelar os detalhes de seu novo projeto de aceleração na navegação, o "Accelerated Mobile Pages" (AMP).