Existem diversos programas que oferecem o recurso de rastreamento do equipamento através da geolocalização. A coluna tira-dúvidas de tecnologia já apresentou um programa gratuito para PCs, Macs, dispositivos móveis com iOS e Android para localização de dispositivos roubados. Os usuários do sistema operacional Windows 10 não precisam instalar programas adicionais com essa finalidade, basta habilitar a função nativa.
Para habilitar o localizador, siga os passos descritos abaixo:
1 – Clique no botão iniciar e acesse as configurações.
2 – Clique em "Atualização e Segurança".
3 – Clique em "Localizar Meu Dispositivo" e após em "Alterar".
4 – Ative a opção "Salvar a localização do meu dispositivo periodicamente".
5 – Acesse o site da Microsoft e conecte usando as credenciais associadas ao computador.
6 – Clique na opção "Dispositivos" e verifique se o equipamento recém configurado já consta na relação de computadores.
7 – Clique na opção "Localizar Dispositivo" para verificar a localização atual.
Uma dica para evitar que o computador seja formatado em caso de perda, e fique sem a configuração de rastreamento: deixe um usuário visitante disponível, pois dessa forma quem for usar o equipamento poderá conectar na internet sem ter que se preocupar com a segurança do computador. E dessa forma aumenta as chances de ser rastreado enquanto estiver conectado a internet.
Imagens: Reprodução/G1
Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/blog/tira-duvidas-de-tecnologia/post/windows-10-localize-o-computador-perdido-ou-roubado-usando-um-recurso-nativo-do-sistema.html / Imagens: Reprodução/G1 / por Ronaldo Prass
Image already added