Soundcloud lança serviço por assinatura nos moldes do Spotify

A plataforma de música Soundcloud lançou nos Estados Unidos uma versão por assinatura, se aproximando do modelo de serviços como Spotify, Deezer e Tidal. A ideia do Soundcloud Go é juntar faixas e álbuns que já fazem sucesso ao acervo underground do site, um dos principais destinos na internet para descobrir novos artistas.

 

Alex Ljung, CEO do Soundcloud, disse ao site especializado The Verge que a novidade ajuda a integrar o conteúdo que antes aparecia espalhado por vários sites diferentes. "Antes, você teria de usar dois ou três serviços para acessar todas as suas faixas em várias playlists. É bem diferente quando você tem apenas uma playlist com tudo que você quer, seja os álbuns antigos do Drake ou aquela provocação que ele acabou de gravar".

A assinatura do Soundcloud Go custa US$ 10 mensais e também garante a reprodução offline de músicas, além da ausência de propagandas. A empresa diz que o Soundcloud continua sendo um serviço gratuito, e que os comerciais só serão inclusos nas faixas que pertencem ao Soundcloud Go. É possível ouvir um trecho de 30 segundos de cada uma sem ser assinante.

O Soundcloud Go é o resultado de acordos com grandes gravadoras, como UMG, Sony, Merlin e Warner, após várias batalhas envolvendo direitos autorais. O site é bastante usado por DJs, rappers e artistas independentes para publicar músicas sem custos, e já foi acusado de oferecer conteúdo proprietário sem pagar nenhum tipo de licença.

Famosos também usam bastante o Soundcloud para divulgar prévias, remixes e/ou faixas lado B de seus trabalhos. Um caso recente é o do rapper Kanye West. Antes de finalmente lançar seu novo álbum "The Life of Pablo" no Tidal, ele publicou algumas faixas do disco em seu perfil no Soundcloud.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2016/03/soundcloud-lanca-servico-por-assinatura-nos-moldes-do-spotify.html / Foto: Reprodução/Soundcloud / Do G1, em São Paulo

Soundcloud Go custa US$ 10 e agrega hits a acervo underground do site. Assinatura também garante reprodução offline e ausência de propagandas.