No início, a resposta não era tão simples, porque muita coisa não funcionava direito; agora, porém, poucas vezes consigo até lembrar que desativei o Flash no meu navegador.
Precisei do Flash apenas duas vezes neste ano de 2016: para acessar um portal de serviços ao contribuinte de uma prefeitura (é injustificável criar algo dessa natureza em Flash, mas é a realidade) e para realizar um teste de velocidade depois da troca de provedor de internet (mais compreensível). No mais, pude navegar na internet sem Flash, mesmo assistindo vídeos e interagindo com infográficos. O Facebook, que muito causou incômodo no início deste site em 2015, hoje funciona perfeitamente sem Flash.
E por que desativar o Flash? Pela segurança, é claro. A desenvolvedora Adobe lançou na semana passada mais uma atualização de segurança emergencial para o programa após uma brecha nova estar sendo explorada por ataques. Agora se sabe que esses ataques usavam arquivos do Office – por algum motivo muito misterioso, arquivos do Word e Excel precisam executar animações em Flash, aparentemente (devem ficar excelentes quando impressas).
Isso não quer dizer que a falha também não possa ser usada para atacar o navegador web. Pode, sim. Mas brechas no Flash são muitas vezes usadas para invadir redes de grandes empresas, e, nesses casos, arquivos do Office são mais convincentes. A empresa de segurança RSA foi invadida por um e-mail de duas frases contendo um arquivo do Excel com uma animação Flash maliciosa embutida em 2011, por exemplo.
Para usuários comuns da internet, a maior preocupação ainda é o navegador. É o navegador que está sempre exposto a cada vez que se visita um site. E uma vulnerabilidade no site permite que uma mera visita a uma página se transforme em uma contaminação por vírus no computador. Brechas no Flash são muito usadas para essa finalidade.
Para a coluna Segurança Digital, chegou a hora de desativar o Flash.
A dica da coluna é desativar o Flash em um navegador, apenas (o principal). Todos os usuários de Windows 10 têm ao menos dois navegadores – Internet Explorer e Edge. Basta desativar o Flash em um deles (recomenda-se o Edge, que é muito mais seguro) e usar o outro (Internet Explorer, no caso) quando houver necessidade de uso do Flash. Assim não é preciso realizar mudanças de configuração para acessar incompatíveis (e, se você esquecer o Flash ativo, vai anular os ganhos com a medida). Quem tem Windows 8 vai precisar instalar outro navegador (a coluna sugere o Chrome).
Você pode ainda precisar do Flash em alguns infográficos, jogos, conteúdos interativos e em alguns vídeos, então mantenha isso em mente. Mas a maioria dos sites deve funcionar sem problemas e você terá ganhos de segurança. Em notebooks, também deverá consumir menos recursos de processamento na navegação, aumentando um pouco a duração da bateria. Se você tiver problemas, você pode reverter a configuração para reativar o Flash.
Veja como desativar o Flash nos principais navegadores:
Chrome: Digite chrome:plugins na barra de endereços. Aperte Enter. Em "Adobe Flash Player", clique em Desativar.
Firefox: Aperte CTRL-SHIFT-A para chamar a configuração de complementos. Ao lado do "Shockwave Flash", marque "Nunca ativar".
Com "Perguntar para ativar", você pode ativar o Flash especificamente em cada página (a autorização vale para o site até você fechar o navegador). É uma opção interessantíssima para diminuir o uso do Flash sem ter o incômodo de ter que completamente reativá-lo a cada problema.
Edge: Abra o menu "…", e vá em "Configurações", depois "Exibir configurações avançadas" (fim do painel) e alterne a opção "Usar o Adobe Flash Player"
Internet Explorer: clique na "engrenagem" e então em "Gerenciar complementos". Procure o "Shockwave Flash Object" na lista e clique em "Desabilitar". A coluna não recomenda desativar o Flash no Internet Explorer, pois é interessante mantê-lo para uso exclusivo com os sites que derem problema de compatibilidade com os demais navegadores.
Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/blog/seguranca-digital/post/um-ano-de-web-sem-o-flash-player-proteja-se-desativando-o-plugin.html / por Altieres Rohr
Image already added