5 dicas para vender mais em meio a crise
Não é necessário um bom vendedor para alavancar o número de vendas de um negócio. Na verdade, basta apenas uma base sólida e um planejamento constante para que a organização continue crescendo nesse cenário. Continue lendo e confira!
1. Forneça um bom atendimento
Não adianta: fornecer um bom atendimento é fundamental tanto nas lojas digitais quanto nas lojas físicas. Por isso, qualquer empresa que deseja permanecer ativa no mercado, deve (e pode) tomar pequenos cuidados com a comunicação.
Além disso, é preciso estar atento a outros canais interativos. Afinal, com a transformação digital, o consumidor passou a ser muito mais criterioso em relação a sua decisão de compra.
Contudo, para aproximar o cliente da marca e fornecer soluções inovadoras, mesmo que seja uma nova proposta de espuma laminada, desenvolva o atendimento nos seguintes canais:
- Telefone;
- E-mail;
- Redes sociais;
- Blogs;
- Chat online;
- Entre outros.
2. Mantenha-se motivado
Em momentos de crise, é comum que o empreendedor fique desmotivado em relação às vendas. Por isso, acredite na sua experiência, capacidade e potencial desenvolvidos durante a sua carreira, além de acreditar no produto ou serviço que você oferece.
Além disso, garanta que todos os colaboradores estejam motivados para fazer o negócio decolar. Por mais que pareça difícil, essa não é uma tarefa complicada de executar.
Para isso, oferece bonificações, premiações, palestras, brindes como etiqueta de segurança, entre outros. Nesse momento, é fundamental que a equipe trabalhe em um ambiente agradável no qual se sintam valorizados e motivados.
3. Faça parcerias
Buscar por novos parceiros é um dos passos mais importantes para aumentar as vendas durante a crise. Afinal, ao invés de expandir os negócios e investir em ações custosas, é mais econômico fechar uma parceria.
Nesse sentido, você amplia o seu networking e abre novas oportunidades de negócio. Além disso, vamos supor que o seu parceiro trabalhe com arquitetura e, frequentemente, recebe pedidos para desenvolver um projeto de spda.
No ententanto, o seu colega não vê vantagens nesse tipo de serviço ou não é exatamente a sua área de atuação. Nesse caso, o ideal é consultar a sua organização e analisar se ela presta esse tipo de serviço.
4. Ofereça uma boa experiência ao consumidor
Para que o consumidor continue adquirindo os produtos e serviços da sua marca, é imprescindível que ele tenha uma boa experiência de compra.
Nesse sentido, utilize técnicas de SEO para otimizar a sua página, trabalhe com conteúdo relevante e informativo e, além disso, ofereça soluções rápidas e inovadoras para o consumidor.
5. Busque alternativas de divulgação
Para aumentar o número de vendas é necessário uma boa campanha de marketing. Com isso, o marketing digital permite que você desenvolva as suas estratégias mesmo com o orçamento um pouco mais baixo.
Nesse sentido, aposte no inbound marketing, nas redes sociais, em campanhas de e-mail marketing, técnicas de SEO e ações inusitadas que agregam valor de compra.
Pronto para vender mesmo durante a crise?
Por fim, podemos dizer que é possível, sim, vender mesmo durante a crise. Com pequenas mudanças, mas que fazem diferença para o consumidor, é possível aumentar as vendas e contornar situações inesperadas.
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Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.