Conheça algumas estratégias que podem ajudar na receita do seu site
Ao longo desses últimos anos, surgiu uma nova função na área do marketing digital: o profissional de SEO. Ele é responsável por aplicar estratégias que deixam um site de acordo com o algoritmo do Google, assim, ficando melhor posicionado. Dessa maneira, o usuário vai encontrar o seu negócio com mais facilidade.
Uma das principais missões de um profissional de SEO é aplicação de estratégias com o intuito de monetização. Em outras palavras, ajudar o site a ganhar dinheiro. Ninguém está no mercado atualmente por diversão. É preciso faturar para poder desenvolver seu projeto.
Se ainda tem dúvidas de como um profissional de SEO pode aumentar a monetização de um site ou blog, confira algumas das principais ações que são feitas para elevar a arrecadação de dinheiro.
- PPC com Google AdSense
A partir do momento que contratar um profissional de SEO para seu projeto, a primeira coisa que irá fazer é instalar uma ferramenta de PPC (Pay Per Click) no site. O mais famoso no mercado é o AdSense do Google.
Eles são banners que ficarão em algumas áreas do site. Toda vez que o usuário clicar neles, uma receita é gerada para o seu negócio. Essa é uma forma bem simples de monetização.
- Marketing de Afiliados
O marketing de afiliados é um negócio que vem crescendo muito nos últimos anos. Ele funciona como uma propaganda. O site produz um conteúdo dizendo que o produto ou serviço de uma empresa é muito bom e recomenda. Caso o usuário comprar graças à dica do site, o seu negócio ganha uma porcentagem da venda.
A função do SEO no marketing de afiliado é organizar esse conteúdo a partir de uma estrutura de texto (h1, h2, h3) e palavra chave. Dessa maneira, o site ficará melhor posicionado nas buscas e mais pessoas vão entrar no site para ler a recomendação.
O objetivo é colocar o produto na vitrine da internet. Não irá adiantar muita coisa o site fazer uma propaganda de um site afiliado e ninguém ver. Os dois saem perdendo nesse acordo.
- Monetização com doação
Não são todos os sites que possuem grandes empresas como patrocinadoras. Muito pelo contrário. A maioria dos sites tem que ralar muito para conseguir financiamento. Uma das formas mais honestas é com doação.
Mas onde entra o SEO na doação? É simples responder essa pergunta. Ele vai ser responsável por estruturar um conteúdo a partir das palavras chave que mais se encaixam com o site.
Além disso, por meio de um mapa de calor, ele poderá identificar qual é a área da página mais acessada pelo usuário. Neste lugar, pode ser adicionado um gateway de pagamento para ser feita a doação. Ele vai funcionar como uma maquininha dentro do site. Basta o usuário colocar as informações de pagamento para auxiliar no projeto.
Foi falado sobre venda de produtos e doação de forma online. Lembre-se que as mesmas ferramentas que são usadas nos sites podem ser usadas em lojas físicas. Conheça as melhores maquininhas do mercado (moderninha, safra pay, cielo, etc) para fazer o seu comércio e receber com mais facilidade.
- Criação e Venda de Cursos
Uma das rotinas do profissional de SEO é analisar as estatísticas do site, como o Google Analytics por exemplo, e pesquisa de palavra chave. Essas são duas maneiras de descobrir o que seu público está procurando e quais as principais dúvidas que quer sanar.
Com análises dessas informações, é possível desenvolver e vender cursos online. Além de sanar as dúvidas da sua persona, também é uma maneira de se tornar autoridade em um determinado assunto. E esse é um dos critérios de ranqueamento dos motores de busca.
Essas são apenas algumas ações que um profissional de SEO pode tomar para melhorar a monetização de um projeto. Mas é importante ressaltar que ele não faz nada disso sozinho. É necessário uma equipe de conteúdo e marketing bem alinhada para fazer essas investidas darem certo.