Se você está lendo este post, então muito provavelmente está buscando novas formas de atrair a atenção dos usuários da internet, com o intuito de transformá-los em clientes fidelizados, não é mesmo?
Um dos melhores métodos para que esse objetivo seja alcançado é por meio do marketing de conteúdo.
Para termos ideia, uma pesquisa feita com empresas B2B (como indústrias de racks para servidor) mostra que 98% dos estrategistas entrevistados afirmam que o conteúdo é um instrumento crucial do seu marketing.
No entanto, apesar do marketing de conteúdo ser uma das estratégias que mais geram resultados entre as empresas, ele precisa ser bem planejado.
Caso contrário, ele pode não trazer nenhum retorno. Sendo assim, que tal descobrir como é possível definir os melhores conteúdos para o seu público?
Basicamente, isso pode ser feito por meio do funil de vendas, que nada mais é do que o fluxo que o lead percorre até se tornar um cliente fidelizado.
Quer saber mais sobre como esboçar um plano eficiente para sua estratégia de marketing de conteúdo? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá?
Topo de funil: a descoberta e o interesse
O fundo de funil é um processo normalmente dividido em três etapas. A primeira delas é o fundo de funil – a parte mais larga das três -.
Nesta etapa, o cliente em potencial não está interessado em adquirir um produto ou serviço específico para resolver um problema. Sendo assim, os conteúdos precisam atraí-lo para as primeiras formas de contato e relacionamento entre o mesmo e a empresa.
Vamos supor que você abriu uma empresa de dobra de chapa, e quer produzir conteúdos para atrair novos leitores.
Esses indivíduos do topo de funil ainda não consideraram a compra do serviço, mas sabem das dificuldades do seu dia a dia ao não contratarem o mesmo.
Sendo assim, para o topo de funil, você pode escolher produzir posts blogs, webinars, textos abrangentes e até mesmo vídeos para se comunicar com esse público.
Meio do funil: consideração e intenção
A próxima etapa é o meio do funil. Nesta parte, o lead ainda se aproxima mais da venda final, pois o mesmo sabe dos seus problemas e procura soluções para o que ele está enfrentando.
Nessa situação, o lead buscará por conteúdos mais especializados para as suas determinadas necessidades. Se por exemplo, ele estiver interessado em colocar um aparelho dental transparente, já vai se lembrar do seu consultório, levando em consideração a contratação do seu serviço.
Se você tem uma empresa de tratamento de água industrial, por exemplo, é essencial conhecer mais sobre os seus leads no meio de funil. Quanto mais informações, mais chances terá no momento da venda.
Sendo assim, procure conteúdos mais aprofundados e especializados, e invista nos formatos de conteúdo: blog posts, e-books, podcasts, apresentação de slides, infográficos, entre outros.
Fundo de funil
Por fim, no fundo de funil, o seu lead já está qualificado para se tornar um cliente do seu negócio, uma vez que já considerou seu produto e serviço como uma solução para seus problemas.
E para complementar suas estratégias de conteúdo, você pode investir em falar sobre cases de clientes da sua empresa, oferecer ferramentas avançadas, depoimentos de outros clientes, e até mesmo apostar em reviews do seus produtos.
Agora que você já sabe como é possível definir os melhores conteúdos para o seu funil de vendas, o que acha de aplicar essa estratégia e ter sucesso?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.