Muito se tem falado acerca da importância do bom relacionamento com o cliente. Afinal, trata-se da melhor alternativa para que o consumidor volte a consumir os produtos e serviços da sua marca e divulgue-os entre familiares, colegas de trabalho e amigos.
E dentre o conjunto de estratégias que permitem construir uma relação positiva e duradoura com o público, destaca-se o marketing de relacionamento. A ferramenta, por sua vez, visa criar um vínculo emocional entre o cliente e a marca para que ele seja fidelizado.
Por essa razão, podemos afirmar, com segurança, que o marketing de relacionamento é uma estratégia indispensável para empresas que buscam crescer de forma sustentável, sair um passo à frente da concorrência e alcançar bons resultados.
Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 ações eficientes para aplicar o marketing de relacionamento. Neste post, você verá maneiras simples de captar novos clientes e transformá-los em grandes defensores da sua marca. Confira!
1. Estimule o engajamento nas redes sociais
Que as redes sociais são canais valiosos do marketing digital não é uma novidade, certo? E isso não seria diferente com o marketing de relacionamento. Os meios pode contribuir – e muito! – com a comunicação e o contato entre empresa e consumidor.
Para isso, esqueça a ideia de ficar ‘’empurrando’’ produtos e serviços no feed do usuário. É necessário promover conteúdos informativos e relevantes, que realmente agreguem valor à vida do consumidor.
Além disso, responda comentários, esclareça dúvidas e questionamentos, mostre-se acessível e ouça o seu cliente.
Suponhamos que você trabalhe com a venda de SPDA para raio. Então, ao invés de ficar promovendo os produtos o tempo todo, escreva conteúdos voltados ao nicho e faça com que eles sejam relevantes.
2. Lembre de datas importantes
Outro ponto essencial para melhorar o seu relacionamento com o cliente é lembrar de datas importantes. Com isso, você mostra que a empresa não valoriza apenas o dinheiro dele, mas sim o seu bem-estar.
E-mail de aniversário simpático, cumprimentando o cliente (e até mesmo oferecendo um desconto) pode ser uma ótima alternativa para cumprir essa missão.
Vamos imaginar que você auxilia o consumidor a comprar ímã de neodímio. Assim, você pode oferecer uma consultoria especial em datas comemorativas.
3. Ofereça um atendimento personalizado
O bom atendimento é um dos princípios do marketing de relacionamento. Para cumprir essa missão, coloque-se no lugar do cliente, ouça-o e tenha sempre em mãos soluções que realmente possam solucionar o problema apresentado por ele.
Para poupar tempo com essa tarefa, aposte em chatbots ou chats online, que dão agilidade ao processo de atendimento e podem resolver um problema em questão de minutos. Com isso, uma simples dúvida de alugar gerador de energia poderá ser resolvida.
4. Crie um programa de fidelidade
Por fim, criar um programa de fidelidade é uma excelente maneira de construir um relacionamento duradouro com o cliente.
Para isso, defina bem a premiação, as regras de participação e funcionamento, os requisitos para participar, pontuar e avançar (caso haja etapas), o software que fará o acompanhamento, entre outros.
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Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.