O Instagram é a rede social que mais cresce no mundo, e trabalha diretamente com imagens e vídeos para propagar seu conteúdo. Assim sendo, já não é mais dúvida que seu negócio deve ter um perfil empresarial.
Inclusive, uma série de empresas, que decidiram migrar para a rede social, podem usá-la como uma ferramenta de apoio em estratégias de marketing digital.
É possível alcançar um grande número de pessoas interessadas em seu serviço com uma página comercial, como por exemplo alunos para aula de piano iniciante.
A rede social lançou com esta proposta diversas ações que visavam auxiliar específicamente empresas que queriam utilizar a plataforma, criando o modelo de perfil empresarial.
Pensando nisso, acompanhe a leitura deste artigo para saber como deixar o perfil do Instagram da sua empresa mais interessante.
Como ter um perfil comercial no Instagram?
Para iniciar a utilização do perfil comercial da plataforma, é necessário que a conta tenha, pelo menos, 100 seguidores em uma fanpage do Facebook. Os serviços são integrados, podendo gerar conteúdo para ambas as plataformas ao mesmo tempo.
Criar uma página para sua creche infantil particular pode ampliar as oportunidades de negócio em sua região.
Dentre as vantagens da utilização de um perfil comercial, podemos destacar:
- Maior chance de engajamento;
- Ferramentas de análise;
- Oportunidades de negócios;
- Fidelização de público.
Com o perfil comercial, uma empresa pode optar pelas formas de contato que quer divulgar para seus clientes, como e-mail, telefone ou mensagens diretas através do botão “Contato”, do qual os usuários também podem acessar o endereço da empresa.
Depois disso, basta vincular sua conta com o Facebook e você já estará apto para aproveitar algumas das mais essenciais ferramentas comerciais de redes sociais.
Fazendo isso, você também terá acesso às métricas de análise do Instagram: o Insights.
Essas métricas são essenciais para analisar o engajamento do público com sua marca dentro do aplicativo, permitindo compreender quais publicações possuem o melhor alcance, qual o horário com maior audiência para sua marca, entre outros fatores.
Ainda é possível contar com a possibilidade de impulsionamento de publicações, com publicidade paga ao próprio Instagram. Assim, você consegue um alcance maior, aumentando suas chances de conseguir leads e oportunidades de negócios.
Com a publicação promovida, pessoas novas terão acesso a seu serviço de sala comercial por hora, podendo aumentar suas conversões
Dicas para melhorar seu perfil comercial
Algumas dicas podem ser bastante úteis para a montagem de um perfil comercial. Sua página inicial é como um cartão de visitas, então é essencial ter definido como ela vai aparecer para as pessoas da melhor forma possível.
1. Organização do feed
O Instagram é uma rede primordialmente visual, logo, é necessário ter atenção ao realizar suas publicações. O conteúdo deve sempre ser levado em conta, mas uma atividade que pode ajudar a destacar seu empreendimento é a organização do feed.
Deixar as imagens que você publica alinhadas para que ambas fiquem estabelecidas de forma organizada e harmoniosa, tornam o ato de visitar seu feed uma experiência mais prazerosa, fazendo com que um usuário passe mais tempo por ali.
Dessa forma, as pessoas irão conhecer mais de seu negócio e tornar-se mais propensas a participar da jornada de compra.
Uma empresa de entrega motoboy pode aumentar suas chances de sucesso ao apresentar um conteúdo mais limpo e visualmente agradável.
2. Frequência
As pessoas gostam de frequência e, ao criar um ritmo pré-determinado de publicação, seu negócio acabará estabelecendo uma rotina na mente de seu público.
Quando você publica em um determinado horário todos os dias, as pessoas identificarão e sentirão falta se não houver publicação.
Esse tipo de rotina cria uma relação entre o consumidor e a marca, uma vez que será esperado mais conteúdo seu após cada dia. Esse material deve ser avaliado para estar de acordo com sua estratégia de marketing, para alcançar um resultado melhor.
3. Foco na imagem
Sendo uma rede puramente visual, é interessante ter em mente que as pessoas querem consumir imagens e vídeos, então não vale a pena perder tempo com legendas muito grandes ou complexas.
Tente passar o máximo de informações possíveis através de uma foto ou imagem, garantindo um maior engajamento através do uso correto de hashtags.
4. Variedade
O Instagram possui uma série de serviços, como os Stories, vídeos curtos que somem após 24 horas, o IGTV, que permite a gravação de vídeos mais longos com conteúdo relevante e, mais recentemente, o Reels, pequenos conteúdos que se repetem.
É importante explorar o máximo possível do conteúdo apresentado para poder engajar melhor nas redes, uma vez que várias pessoas estão em cada uma dessas funcionalidades do aplicativo.
O Instagram pode ser uma ferramenta aliada para ampliar e melhorar seu negócio, pois a rede está cada vez mais tornando-se acessível aos usuários.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento. em parceria com o iq.