O calendário de final de ano dos brasileiros é regido por inúmeros sonhos e metas. Sair do aluguel, trocar de carro, ser promovido ou mesmo abrir o próprio negócio. Este último merece destaque, uma vez que muita gente sonha em alcançar a liberdade profissional.
Nesse sentido, é importante mencionar que são vários os motivos que podem levar uma pessoa a empreender, como, por exemplo, a vontade de ser seu próprio chefe e lidar com suas próprias regras.
No entanto, o empreendedorismo exige planejamento e conhecimento de mercado. Sem isso, é quase impossível que um negócio saia do papel e efetivamente dê certo. Mas, afinal, quais são os passos necessários para começar a empreender?
Pensando em responder a essas e outras perguntas, preparamos este post. Nele, você verá 4 passos infalíveis para começar a empreender e algumas orientações que podem fazer toda a diferença em seu negócio. Continue lendo e confira!
1. Estude
Antes de buscar orientação com especialistas no assunto, prepara-se. Quanto mais você estudar, maiores são as chances do seu negócio dar certo. A boa notícia é que não preciso realizar grandes investimentos para aprimorar o seu conhecimento.
Afinal, há inúmeras plataformas online que oferecem cursos gratuitos para empreendedores, tanto em inglês quanto em português. Entre as diversas opções, vale conferir o coursera.org, o iTunes U, FGV Online e edx.org.
É interessante começar com cursos básicos de empreendedorismo, depois vá para estratégia e plano de negócios, vendas e marketing.
Supondo que você trabalhe com SPDA para raio. Assim, vale apostar em cursos voltados ao nicho manter-se atualizado.
2. Converse com empreendedores renomados
Embora pareça algo simples, conversar com empreendedores renomados pode abrir o seu leque de conhecimento e, claro, oportunidades. Com isso, profissionais experientes têm a oportunidade de compartilhar suas histórias.
Para isso, avalie a sua lista de amigos (e também de amigos de amigos) e certamente conseguirá um bom contato. Uma vez com o empreendedor, escute atentamente a sua história e tente identificar pontos em comum.
Vamos imaginar que você sofreu muito para achar um fornecedor para comprar ímã de neodímio. Nesse sentido, o profissional pode oferecer dicas para simplificar esse processo; ou mesmo fazer uma indicação.
3. Marque presença em palestras
Muitas escolas de negócios oferecem palestras gratuitas sobre empreendedorismo. Além de ser um momento para aprender conceitos e prática, é uma ótima oportunidade de expandir a sua lista de contatos e praticar o networking.
Uma forma de ficar antenado em relação aos eventos é seguir os principais centros de empreendedorismo e demais associações (como o Endeavor) nas redes sociais.
Assim, quando você necessitar alugar gerador de energia para o seu negócio, muito provavelmente terá a oportunidade de conhecer alguém que trabalhe com isso.
4. Ame o que você faça
Por fim, vale mencionar que seguir o coração nesse momento é fundamental. Afinal, quando as coisas estiverem ruins, somente a paixão poderá guiar você e o seu negócio.
Gostou do nosso post sobre 4 passos para quem quer empreender? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.