Você já ouviu falar sobre a automação de marketing? Se sua resposta foi “não”, saiba que pode estar perdendo uma grande oportunidade para transformar o marketing do seu negócio!
Nos dias de hoje, a automação é um assunto predominante e que mais empresas utilizam a cada dia.
Afinal de contas, ela se trata da aplicação de novas tecnologias para tornar os processos e estratégias de marketing o mais otimizado possível.
Se você tem uma indústria de válvula reguladora de pressão e deseja atrair leads (potenciais clientes), por exemplo, a automação de marketing irá utilizar ferramentas e métodos tecnológicos para tornar esses processos automáticos e aumentar a eficiência dessas ações.
Ou seja, a automação de marketing, se bem elaborada, pode gerar uma série de benefícios para as empresas,.
Pensando nisso, nós elaboramos este post e vamos falar sobre as maiores vantagens e benefícios da automação de marketing em seu negócio. Continue lendo para saber mais!
1- Impulsionar a qualificação de leads
Uma das vantagens mais visíveis da automação de marketing é que ela possui como finalidade gerar e qualificar leads de maneira totalmente otimizada.
Basicamente, a geração de leads se trata da captação de possíveis pessoas interessadas em comprar seus produtos e serviços.
E sabemos que gerar e organizar os leads de forma manual pode ser uma tarefa extremamente trabalhosa. É por isso que as plataformas de automação otimizam essa tarefa e simplificam os processos.
2- Reduzir o tempo
Se você possui uma empresa que fabrica filtro de ar, e quer implementar diversas estratégias de marketing, seja atrair leads, interagir ou convertê-los em clientes, entre outros, a automação de marketing também irá facilitar a organização e o gerenciamento dessas estratégias.
Um grande exemplo de plataforma de automação de marketing é a RD Station. Esse sistema permite que você envie e-mail aos leads, tenha uma base e elabore uma série de estratégias exclusivas de marketing.
3- Fazer pesquisas de mercado
Mais uma função das ferramentas de automação de marketing é permitir uma pesquisa de mercado mais otimizada e eficiente.
Se você está sempre analisando seus concorrentes, verificando quais são as novas tendências de mercado, muitos sistemas podem realizar essa tarefa de modo otimizado, trazendo a você informações precisas, como o GrowthBot, por exemplo.
4- Chatbots para atender clientes e se relacionar
Por fim, não poderíamos deixar de mencionar os famosos chatbots, que por sua vez, se tratam de programas que simulam uma conversa entre pessoas. O chatbot tem como finalidade relacionar e solucionar dúvidas diversas.
Se sua empresa atua com descarte de eletrônicos, por exemplo, a partir do uso de um chatbot, é possível se relacionar com leads e clientes de maneira otimizada e instantânea, além de simplificar também todo o fluxo de vendas e garantir que sua empresa tenha uma comunicação eficiente!
Gostou do post? Agora que você já sabe tudo sobre os bots e sua popularidade nas estratégias de automação de marketing das empresas, o que acha de aplicar essas dicas em seu próprio negócio?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.