4 práticas para ser um bom líder

Muito provavelmente você já deve ter ouvido que um bom líder é aquele que apresenta uma trajetória vitoriosa, inúmeras recomendações profissionais e uma série de cursos no currículo, certo? No entanto, um líder bem-sucedido precisa ir muito além! 

 

Nesse sentido, o líder deve ter a capacidade de lidar com a equipe, saber gerenciar e resolver problemas, agir de forma estratégica durante situações conturbadas e, principalmente, ser um exemplo para os colaboradores com os quais trabalha. 

 

Se você trabalha com cordão para crachá personalizado, por exemplo, é fundamental que fique por dentro dos processos e saiba como solucionar cada queixa apresentada pela equipe. Falando sobre ser exemplo, você deve tomar muito cuidado durante a tomada de decisão e avaliar a forma em que você se comunica com os colaboradores, a fim de evitar desentendimentos e ruídos que afetem o engajamento dos liderados.

 

É claro que as competências desenvolvidas ao longo da carreira são importantes. Porém, a capacidade de construir boas relações é fundamental para uma liderança de sucesso. Mas, afinal, o que é necessário para ser um bom líder para os liderados? 

 

Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 práticas infalíveis para que você possa ser um bom líder e alavancar a sua carreira profissional. Aqui neste post, você verá como se posicionar perante a um cargo de liderança. Confira!

1. Estimule a participação da equipe 

Muitos líderes acabam intimidando os seus liderados pelo simples fato de ocuparem uma sala, terem um título ou mesmo um crachá. Porém, profissionais bem-sucedidos devem – e podem – proporcionar um ambiente de trabalho em que todos se sintam à vontade.

 

Dessa forma, é fundamental estimular a participação da equipe em reuniões, eventos e no dia a dia. Faça com que os colaboradores tenham um canal de comunicação aberto para expressar opiniões, ideias e sugerir melhorias. 

 

Suponhamos que você trabalhe com aluguel de compressor de ar. Ao estimular a participação da equipe, é possível observar pontos em que é necessário aplicar melhorias e outros que podem continuar iguais. 

2. Faça acontecer 

Os líderes são os principais responsáveis pelos processos de tomada de decisões. Por isso, eles devem ser proativos em relação aos próximos passos da companhia, bem como diante de problemas que surgirem ao longo do caminho. 

 

Podemos usar como exemplo um líder que atua com pistola pulverizadora de pintura. Ele deve ficar atento aos processos internos e apresentar estratégias que visem a otimização e automação das atividades, melhorando o desempenho da companhia e liberando os funcionários para atividades estratégicas. Com isso, é possível traçar caminhos mais sólidos e concretos para alcançar os objetivos traçados.

 

Além disso, é fundamental que o líder concentre o diálogo entre os membros da equipe para então chegar a uma decisão estratégica. Como parte natural do processo de trabalho, ‘’fazer acontecer’’ é essencial. 

 

Vamos imaginar que você seja líder de uma empresa de cordão para crachá personalizado. Dessa forma, vale manter-se atento às questões que norteiam o seu negócio. 

3. Desafie a equipe a pensar

É fato que tarefas repetitivas afetam o engajamento dos funcionários. Então, que tal tirá-los da zona de conforto e desafiá-los a pensar? Atividades que, normalmente, são monótonas, podem ser realizadas com o auxílio dos dispositivos tecnológicos. 

 

Nesse sentido, um bom líder conhece a capacidade da sua equipe e sabe exatamente como as características de cada colaborador podem contribuir com o alcance de resultados e crescimento da companhia. 

 

Vamos imaginar que você trabalhe com bomba de água submersa. Com isso, vale apostar nos funcionários da área de produção, por exemplo, para executar atividades estratégicas. 

4. Seja exemplo

Por fim, um líder de sucesso é guiado pelo exemplo. Afinal, ele serve de espelho aos que querem aprender. Por ser o mais visado da equipe, deve ser um exemplo de excelência. 

 

Se você trabalha com caixa de inox, por exemplo, deve ser um exemplo em todas as suas atuações e tomadas de decisões. Com isso, os colaboradores terão em quem se espelhar em momentos emblemáticos.

 

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Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.