Como o gestor do e-commerce pode agir para recuperar carrinhos abandonados pelos clientes?
Por Vanessa Cimino
Não pense que o abandono de carrinhos ocorre apenas nos mercados varejistas por aí. Nos comércios virtuais é um problema recorrente. Pode ser que já tenha se deparado com alguma situação semelhante, em que desistiu de sua compra por encontrar algum empecilho desfavorável ao que pretendia encontrar.
De acordo com uma pesquisa do E-commerce Radar, com base no mercado online brasileiro, em 2019, aproximadamente 83% dos carrinhos gerados em e-commerces foram abandonados. Mas porque isso ocorre?
Vários fatores influenciam para que os consumidores abandonem suas compras nas lojas virtuais. A navegação lenta; suporte do site não funcional; checkout complicado; frete muito caro; poucas formas de pagamento; prazos de entrega extremamente longos; falta dos certificados de segurança; burocracia para cadastro no site, dentre outros.
A partir disso, entendemos a necessidade de melhorar não somente o desempenho dos e-commerces (que precisa ser o mais próximo do perfeito), mas também as estratégias de recuperação de carrinho para garantir as vendas ao empreendimento.
Variedades nas formas de pagamento facilitam a atração do seu cliente para o e commerce
Ofereça formas de pagamento adequadas e seguras. A variedade das mesmas deve ter critério de escolha e, assim contribuirá para a credibilidade do comércio virtual. Então, no momento em que seu cliente se deparar com as formas de pagamento como: cartão de crédito, cartão de débito, boleto e Pix (ainda em implementação). Como a tecnologia caminha favorável também aos e-commerces, o QR Code pode ser uma opção, que através das maquininhas PagSeguro, como por exemplo a Minizinha, também se encaixam nessa modalidade.
Como sempre é viável promover economia ao seu negócio, verifique os valores de suas modalidades de pagamento. O preço da Minizinha, por exemplo, costuma ser acessível e, com ela é possível parcelar as vendas em 12 vezes e receber em até 1 dia útil.
Promova um site que atenda por completo seu cliente
Ser e buscar o ideal é sempre um desafio. Mas, o e-commerce, como já lida com a distância, tem a necessidade quase que obrigatória de oferecer o melhor atendimento ao seu cliente, justamente para aproximá-lo de seu produto e, não ao contrário. Para isso, problemas resultantes de abandono de carrinhos devem ser cautelosamente revistos.
Existem algumas alternativas eficientes para que o lojista virtual recupere os carrinhos abandonados no seu e-commerce, impedindo a fuga de seu cliente e, garantindo o aumento nas vendas.
Email marketing como alternativa para auxiliar com informações sobre o motivo do abandono de carrinhos
O contato direto com seu cliente, através do e-mail marketing pode ser uma opção para lembrá-lo de finalizar uma compra ou até mesmo realizar um pagamento. Utilize essa ferramenta também para auxiliar o consumidor com as mais variadas dificuldades que ele pode ter encontrado em seu site. Mostre preocupação. Isso agrega valor humanitário ao seu e-commerce.
Para conter o abandono dos carrinhos de compra, oferecer descontos e promoções é uma boa saída para evitar a fuga dos clientes no e-commerce
Pode ser uma boa estratégia para entender o real motivo do abandono, recuperando o carrinho e o cliente no e-commerce. Quando o consumidor adiciona um produto no carrinho e não finaliza o processo, veja se é possível oferecer um desconto no frete, para, de fato o cliente fechar o pedido. Dentre os benefícios, pode oferecer um cupom na próxima compra.
É importante, acima de tudo que o gestor do e-commerce entenda o real motivo dos carrinhos abandonados. E, a ferramenta é o conhecimento, a compreensão. Entender o problema que pode variar, especificamente de cada cliente, como o frete, o preço, uma distração dele próprio. A análise desses dados particulares faz com que personalize cada vez mais o atendimento ao consumidor, oferecendo reais soluções para evitar a recorrência do problema.