Muitas empresas entendem a importância de investir em marketing para os seus negócios, já que ele tem como um dos seus objetivos promover serviços e produtos.
No entanto, não basta apenas conhecer os objetivos do marketing, ou seja, somente ter em mente que ele irá ajudar nas vendas de determinados produtos, como, por exemplo, um copo de papel biodegradável. É necessário ter uma visão mais ampla.
Ou seja, entender as funções do marketing e assim conseguir ter um departamento mais completo, o que melhora o desempenho. Além disso, conhecer as atribuições vai ajudar na estruturação, no caso de empresas que estão pensando em criar um departamento.
A seguir, você descobrirá quais são as principais funções do marketing na sua empresa. Continue a leitura.
Definir o público-alvo
Antes de ações de divulgação de um produto específico, como uma bacia de contenção, a principal atribuição do marketing é entender quem é o público-alvo, ou seja, aquele que é o potencial consumidor.
Para isso, o departamento de marketing realiza uma extensa e precisa pesquisa para entender o comportamento do consumidor, quais os seus anseios e necessidades, entre outros.
Essa pesquisa é crucial para que as estratégias de conquista possam atingir o objetivo que é a venda do produto ou serviço.
Análise da concorrência
Esta é outra função que precede as ações de marketing na promoção de produtos e serviços, pois é fundamental conhecer as empresas concorrentes, que são aquelas que vendem produtos e serviços iguais ou semelhantes.
O propósito da análise da concorrência é identificar pontos fortes e fracos e assim conseguir extrair mais diferenciais que possam atrair a atenção do consumidor pelo produto. Ou seja, o que vai fazer ele preferir comprar um produto, como um redutor de velocidade na empresa em vez de no concorrente.
A análise da concorrência também é importante para verificar qual o nível de competitividade que a empresa tem frente aos seus concorrentes. Isso ajuda no direcionamento de ações para o reconhecimento da marca.
Criação e fortalecimento da marca
O marketing não está somente focado na venda de produtos e serviços específicos, mas também na criação e fortalecimento da marca da empresa. Isso porque uma marca de amplo reconhecimento e credibilidade, favorece as vendas.
Para alcançar uma melhor posição da marca da organização no mercado, o departamento de marketing irá criar ações de divulgação que mostre ao consumidor o que realmente é a empresa, como:
- Valores;
- Missão;
- Diferenciais;
- Objetivos.
Planejamento de comunicação com o público-alvo
A comunicação com o público-alvo não é somente feita com o propósito de venda, mas também com o objetivo de melhorar o relacionamento dos consumidores com a empresa.
Isso tanto auxilia na captação de novos clientes, como também ajuda no aumento da fidelização, que é extremamente importante para manter uma boa reputação e bons indicadores de venda.
Análise de resultados
Todas as atividades realizadas para criar e melhorar a imagem da empresa, estreitar o relacionamento com o público e, é claro, vender produtos e serviços contam com métricas de avaliação. Pensando nisso ter um bom software de gerenciamento de negócios é fundamental para lhe ajudar em todo esse processo!
As métricas de avaliação, são, resumidamente, indicadores que demonstram se as ações estão tendo resultados de acordo com os objetivos. Portanto, a cada atividade de promoção, ela é avaliada para que possam ser feitas melhorias, em caso de não atingimento dos resultados almejados.