Escrever conteúdo, hoje, é uma das principais formas de conseguir um bom engajamento em seu site ou rede social e conseguir converter leads para vendas.
A tecnologia mudou completamente a forma de trabalhar com anúncios e marketing, e é importante se adequar a esse novo paradigma para conseguir resultados adequados para sua empresa.
Hoje em dia, a maioria das pessoas passa o tempo todo conectado. A internet é uma parte da vida dos brasileiros, e o advento dos smartphones e das conexões móveis tornou essa relação ainda mais forte.
Até mesmo produtos locais, como um hambúrguer artesanal diferente, podem ser beneficiados com ações virtuais de engajamento.
Por isso, quando um usuário possui alguma necessidade ou problema, o primeiro passo que ele faz é procurar por soluções pela internet. Essa facilidade tornou o perfil dos clientes mais exigentes.
Não basta apresentar um conteúdo publicitário para um usuário que está com algum tipo de problema. Ele quer encontrar conteúdo de qualidade que o ajude a entender a situação e identificar possíveis formas de resolver o caso.
O marketing de conteúdo é uma solução que surgiu nas estratégias de marketing digital como uma solução para esse novo perfil de cliente.
Trata-se de engajar o usuário com conteúdos relevantes, relacionados a área de atuação da empresa, mas não a um produto em específico.
O objetivo desses conteúdos é conseguir auxiliar usuários que estejam apresentando um problema, criando assim uma relação de confiança entre consumidor e marca.
Existe hoje uma necessidade de apresentar material para o usuário, sem que isso configure diretamente uma propaganda. Assim, você consegue atrair novos potenciais clientes para o consumo de seu site.
Ao criar conteúdo de culinária, você pode inserir seu bolo de leite ninho simples como uma proposta, conseguindo impactar ainda mais clientes.
Quanto mais conteúdo você tiver, maior o tempo que essas pessoas passarão consumindo seu site. Isso traz uma série de benefícios para conseguir avançar esses visitantes no funil de vendas e efetivamente converter vendas.
Para conseguir se engajar melhor com seu conteúdo e conquistar mais clientes, você deve se atentar a alguns detalhes importantes que podem ajudar a criar material para seu site ou blog.
Concentre-se nos clientes
O cliente de hoje quer ser o foco da negociação. Por isso, mesmo que você queira apresentar seu produto de cara e mostrar as vantagens dele, é preciso dar um passo para trás e conseguir identificar o que o cliente precisa.
Isso porque o marketing de conteúdo segue essa premissa. Você precisa falar o que o cliente precisa saber, não o que você quer.
Assim, você criará conteúdos de alto poder de influência, mas não para anúncios ou vendas.
A necessidade do cliente por um buffet comida infantil precisa ser levada em conta na hora de escrever uma publicação de qualidade.
Essas etapas surgem depois da fidelização do cliente, que já estará vinculado a sua produção de conteúdo.
Entenda o tempo da negociação
O marketing de conteúdo permite uma maleabilidade na negociação, que faz com que o cliente sinta que tem o controle da situação o tempo todo.
Você deve manter esse sentimento, aplicando técnicas de venda somente no tempo certo.
Para conseguir identificar com mais clareza, é possível usar outras ferramentas de marketing que auxiliem o processo, como o funil de vendas.
Nele, você pode dividir os usuários em categorias de acordo com o momento em que eles estão, compreendendo a melhor hora de ativar sua equipe de vendas para começar uma negociação.
Assim, você identifica em que ponto um usuário que está buscando por um buffet de casamento simples estará.
O funil de vendas, normalmente, se divide em quatro etapas, que são:
- Visitante;
- Lead;
- Oportunidade;
- Cliente.
Cada uma destas etapas tem um momento certo para o avanço. Você precisa compreender isso para conseguir encaixar melhor suas ofertas enquanto dialoga com o cliente.
Conteúdos diferentes para mídias diferentes
Hoje, é muito comum afirmar sua presença nas redes sociais. Essas ferramentas têm sido grandes aliados para empresas, com opções de engajamento e compartilhamento de conteúdo e até mesmo formas de vender produtos dentro das plataformas.
Por isso, é importante criar conteúdo adequado a rede social em que você está inserido. Identifique qual mídia mais se encaixa para a produção e mantenha a qualidade para conseguir conquistar um público maior.
Considerações finais
A produção de conteúdo é responsável por ampliar fortemente suas vendas. Por isso, é importante observar a melhor forma de produzir conteúdo e conseguir engajar-se com seu público.