Para conhecer de fato as forças e fraquezas do negócio, nada melhor realizar uma análise swot, que tem exatamente esse objetivo, demonstrar os potenciais e onde a empresa precisa melhorar.
A matriz swot pode ser empregada tanto na análise geral da organização como de um produto, por exemplo, um purgador de vapor, um item específico, direcionado a um determinado público consumidor.
Embora seja altamente vantajoso para os negócios, o conceito é simples e por ser feito por qualquer tipo e tamanho de empresa.
Com análise swot, os negócios adquirem maturidade, entre outras vantagens que mostraremos nos próximos tópicos, que contam também com mais detalhes sobre o processo, confira.
Definição da matriz swot
A análise surgiu a partir de uma pesquisa sobre planejamento empresarial realizada em 1960 e mostrada em um seminário em 1964, em Zurique, na Suíça.
A matriz swot é definida com um instrumento livre de examinação, em que se busca ter uma visão ampla do negócio. A ferramenta é fundamentada em quatro fatores, são eles:
- Forças;
- Fraquezas;
- Oportunidades;
- Ameaças.
Esses quatro elementos que constituem a matriz swot tem o intuito de relacionar questões internas (forças e fraquezas) e questões externas (oportunidades e ameaças), permitindo assim verificar a qualidade e performance, seja da empresa ou de um produto em especial.
A seguir, mais vantagens que a análise swot traz para o planejamento corporativo.
Permite melhorar o produto antes de ser colocado no mercado
Uma empresa, vai colocar no mercado um tipo de produto específico, como vassouras magnéticas, como exemplo, pode melhorar o produto antes do seu lançamento no mercado.
Isso traz mais segurança em termos de aceitação do produto bem como evita gastos, já que o aperfeiçoamento pode ser feito antes de lançado.
Possibilidade que oportunidade sejam melhor aproveitadas
Como citado anteriormente, o conceito da matriz swot conta com o elemento oportunidades. Com isso, é possível analisar o que pode ser feito para aproveitá-las.
Desta forma, a expectativa de desempenho de produtos específicos como uma envasadora de líquidos, que atende a um público restrito, pode atingir novos patamares, levando ao aumento do faturamento.
Traz mais foco ao negócio
Com a inserção da análise swot nos procedimentos de realização de planejamento empresarial, a organização passa a ter mais foco no negócio, que é determinante para otimizar melhorias e fortalecer os pontos positivos, deixando de lado fatores menos importantes para o negócio.
Não apenas o foco aumenta como também a agilidade na tomada de decisão.
Confere mais poder estratégico ao planejamento corporativo
Ao entender as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, há mais facilidade em desenhar estratégias para o alcance de objetivos, o que sem dúvida, impacta na elevação da competitividade da organização no mercado.
Aumenta o engajamento
Para a realização de boa análise swot é necessário a participação de vários setores da empresa, para que assim, a identificação dos pontos seja mais assertiva.
Isso leva a um aumento do engajamento das equipes, que faz toda a diferença para encontrar novas soluções. Além do mais, o método não tem custo e não exige conhecimento específico, por isso, ele pode reunir diferentes grupos de trabalho da organização.
Portanto, não deixe de inserir nos processos da organização, a ferramenta, que tem muito participação no melhor desenvolvido do negócio.
Este conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.