O b2b é um formato de negócio que se diferencia do b2c, por ter um público-alvo que tem mais necessidades especiais, que se relacionam basicamente com a lucratividade e com custos, uma vez que são empresas.
Por ter demandas mais exigentes e determinadas, devido não apenas por serem organizações, mas também por adquirem produtos mais específicos como, por exemplo, portas radiológicas, um nicho ligado ao setor de saúde, o marketing b2b se faz fundamental.
Isso porque, é preciso entender essas necessidades e a partir daí, construir relacionamentos e formas de atração mais eficientes, que visam solidificar as relações e aumentar o faturamento das empresas.
Algumas estratégias de marketing b2b são bem eficientes no alcance desses objetivos, 4 delas, serão abordadas a seguir, acompanhe.
Compartilhamento de conteúdos
Conhecida como co-marketing, essa é uma estratégia de marketing que faz diferença para o modelo de negócio b2b, uma vez que ajuda no aumento da autoridade da empresa junto a sua audiência.
Fundamentalmente, o co-marketing é o compartilhamento de conteúdos com pessoas influentes e segmentos semelhantes, que falem de um determinado assunto como a montagem de tubulação, por exemplo, porém que não competem com a organização.
Esta estratégia pode ser usada em diferentes modalidades de conteúdos, como:
- Webinars;
- E-books;
- Conteúdos de blogs e sites.
Além de ser uma boa estratégia de marketing b2b, ela também tem a vantagem de ser mais econômica, já que o compartilhamento de conteúdos gera menos esforços de publicação
Monitoramento constante do público
Essa é uma estratégia valiosa para o segmento de b2b, uma vez que ela tem como foco verificar tanto as necessidades como o comportamento do público-alvo, ou seja, as organizações que compram de uma determinada empresa.
Com o monitoramento constante do público, uma empresa, que, por exemplo, trabalha com amplificador de som profissional, vai entender quais as necessidades especiais, como tecnologia, preço, entre outros.
Além do mais, a análise do público feita de maneira regular, vai fazer com que a empresa se antecipe na busca pelo atendimento por uma demanda específica, evitando assim a perda de vendas.
Produção de vídeos
O consumo de conteúdos em vídeos é crescente, por isso, essa é uma estratégia que deve estar no planejamento de marketing b2b.
No entanto, essa produção deve ser focada, não apenas a ressaltar a diferenciação de determinado produto ou serviço, mas também ser um conteúdo que possa resolver um tipo de questão relevante.
Elaboração de conteúdos relevantes para e-mail marketing
Por ser uma ferramenta tradicional no mundo do marketing, muitos podem considerá-la menos importante no contexto atual. Contudo, o e-mail marketing não somente continua sendo eficiente como ainda mais estratégico para as empresas.
Porém, para que ele surta o efeito desejado no público, é crucial elaborar conteúdos mais humanizados e com mais recursos visuais como: imagens, infográficos, ilustrações e vídeos.
Participação e produção de eventos
O público b2b é assíduo em eventos como feiras e congressos, por esta razão, é uma prática eficiente de marketing, a presença em eventos específicos da área.
Além de presença é importante também atuar na produção deles. Com isso, atrair o público-alvo bem como gerar autoridade é mais simples e eficaz.
A soma destas estratégias, certamente, vai incrementar a presença da empresa e gerar um melhor relacionamento como captação do público-alvo.
Este conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.