Disseminar positivamente sua imagem no mercado, fazendo com que seu nome seja uma referência no segmento é o sonho da maioria dos profissionais. Muitos podem não saber, mas tem uma categoria do marketing que atua diretamente com isso: o pessoal!
Mas afinal, você sabe o que é marketing pessoal? Resumidamente, a estratégia permite que você destaque suas competências e habilidades para ganhar pontos com a sua audiência. Quer saber como fazer isso? Continue lendo esse post e saiba 4 cuidados primordiais para alcançar os seus objetivos!
1. Seja transparente e verdadeiro
Pode parecer mentira, mas muitas pessoas que investem em marketing pessoal não seguem esse tópico à risca, o que é extremamente perigoso para todas as pontas.
Para explicar isso de maneira mais clara, imagine uma empresa de válvula de retenção. Se a fabricante mente sobre a qualidade do produto, a instalação pode ficar comprometida.
Assim, se uma pessoa não é honesta com o que apresenta quando procura um emprego, por exemplo, ela pode prejudicar todo o andamento de uma empresa.
E sabe qual é o pior? Uma pessoa que não é transparente e verdadeira não prejudica apenas uma companhia e quem está ao seu redor, mas também a si mesma!
2. Saiba quando se “vender”
Vamos combinar que se vender profissionalmente é muito bom, mas tudo tem um limite! Por isso, é muito importante que você saiba identificar as oportunidades e investir nelas no momento certo.
Claro, para que você possa comunicar os seus diferenciais, você precisa investir em si mesmo antes! Então, é ideal que você busque por maneiras de se qualificar tanto profissionalmente quanto pessoalmente.
Saiba como se portar, falar e apresentar os seus conhecimentos. Aliando habilidades, atitudes e comportamentos com uma excelente comunicação, você consegue identificar e aproveitar as chances que são colocadas no seu caminho.
3. Saiba dosar o egocentrismo
Sem dúvidas, o egocentrismo exagerado é um dos comportamentos mais detestáveis do ser humano. Uma pessoa 100% egocêntrica é incapaz de se preocupar com alguém que não é ele mesmo, sendo indiferente com os problemas dos outros.
Óbvio, lidar com pessoas egocêntricas pode ser difícil, mas sabia que o ego moderado não faz mal a ninguém? Uma pessoa egocêntrica costuma ser mais confiante e eficiente para atingir os objetivos, realizando esforços extras para se destacar.
Isso pode ser ótimo para ajudar no desenvolvimento da carreira e no marketing pessoal positivo, mas precisa ser dosado da maneira correta. Por isso, pense no egocentrismo como uma bacia de contenção e nunca permita que ele transborde.
4. Busque sempre evoluir
Até pouco tempo atrás, a utilização do copo de papel biodegradável era quase inexistente. Em suma, a procura começou a ser feita depois que os debates sobre o futuro do meio ambiente começaram a ser mais frequentes.
Sim, isso foi considerado uma forma de evolução de parte da população, que parou de agir inconscientemente. Tenho certeza que você deve estar se perguntando: “Como isso pode estar relacionado com os cuidados para investir no marketing pessoal?”.
A resposta é simples: TUDO! Se você decide que chegou ao auge de alguma forma, você está muito enganado e o marketing pessoal te mostra muito isso!
Todas as pontas da vida estão em constante evolução e você tem que caminhar com elas se deseja se destacar. Mostre seus diferenciais, seja confiante, conquiste novas oportunidades e não esqueça de aumentar sua visibilidade.
As técnicas de marketing pessoal podem ser adotadas em sua relação no dia a dia, mas também podem ser muito úteis nos meios digitais. Desse modo, busque sempre manter suas redes sociais atualizadas, apresente suas informações e atraia o seu público-alvo.
Gostou do nosso post sobre 4 cuidados primordiais para investir em marketing pessoal? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.