Sabemos da importância da realização de tarefas nas organizações, afinal, com elas sendo cumpridas garantem o funcionamento da empresa, além de alcançarem os resultados almejados.
Em uma indústria de vassouras magnéticas, é quase impossível que apenas o líder realize as atividades. No entanto, as empresas possuem determinado número de funcionários, que são estabelecidos justamente com o número correto para cumprirem em conjunto as atividades a fim de obter bons resultados.
Por isso, é imprescindível delegar as tarefas de modo correto para evitar que alguma etapa não seja realizada. Além disso, também é importante estabelecer uma estratégia para que as funções sejam executadas mesmo se houver imprevistos, como a falta de um funcionário, entre outros.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo com quatro dicas para que você delegue as tarefas com mais assertividade na sua equipe. Continue acompanhando e confira!
1. Liste todas as atividades
Antes de tudo, é necessário saber quais são as atividades que a empresa precisa cumprir para chegar aos objetivos.
Dessa maneira, você, como um bom líder, deve listar todas as informações para obter uma análise assertiva.
Se você é líder de uma empresa de envasadora de líquidos, é muito importante ter uma lista completa para evitar impactos na produtividade e, consequentemente, na distribuição dos produtos.
2. Distribua as tarefas de acordo com as limitações e habilidades dos colaboradores
Não adianta pensar que basta apenas somar as atividades e dividir pela quantidade de funcionários que a delegação de tarefas será assertiva. Muito pelo contrário!
Embora as organizações possuam números adequados de colaboradores para cumprirem as atividades, para que juntos alcancem os objetivos, como um bom líder, você deve analisar e saber as limitações e habilidades dos colaboradores.
Com isso, será possível delegar tarefas de modo assertivo, permitindo o aumento de produtividade, satisfação dos colaboradores e qualidade nos serviços.
3. Estabeleça o prazo a ser realizada
Ao delegar as tarefas para a sua equipe, estabeleça um prazo para que elas sejam realizadas a fim de evitar impactos negativos.
Vamos imaginar, por exemplo, uma indústria de purgador de vapor. Certamente existem fornecedores que entram em um acordo para que receba o produto em determinado período.
Logo, você pode até delegar tarefas de modo correto, no entanto, se o colaborador não compor em tal período, pode impactar negativamente no seu negócio. Aliás, determinar um prazo contribui para manter o comprometimento da equipe e ao líder estabelecer planos em caso de imprevistos.
4. Acompanhe os processos
Por fim, acompanhe os processos e andamento das atividades. Analisar o que já foi concluído e entender as dificuldades e habilidades dos colaboradores, possibilita tomar decisões mais assertivas.
É possível estabelecer alguns treinamentos para que a sua equipe esteja mais preparada e capacitada, a fim de desenvolver as funções com eficiência, visando os mesmo objetivos da empresa.
Se as tarefas estiverem sendo bem executadas, sem dúvida, é sinal de que as suas delegações foram realizadas com assertividade. Logo, aumenta a produtividade e qualidade nos serviços devido à escolha certa nas delegações.
Portanto, como um bom líder, seguindo essas dicas vai te auxiliar a delegar tarefas para a sua equipe de modo assertivo, gerando impactos positivos no desempenho do seu negócio!
Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.