Muitas empresas investem em estratégias de marketing para atestar o nome da marca em um segmento do mercado. E sabia que essas técnicas podem ser estendidas para o próprio profissional?
Essa tática é conhecida como marketing pessoal e está cada dia mais em alta no mercado. Quer saber o motivo? Continue lendo esse post e saiba todos os detalhes!
Por que o marketing pessoal é tão importante?
O dono de uma empresa que precisa alugar gerador de energia não irá pegar o equipamento no primeiro fornecedor que encontrar no Google. Antes de fechar a locação, ele realiza uma pesquisa minuciosa sobre a qualidade, preço e credibilidade da companhia no setor.
Não é muito diferente no momento em que uma empresa ou cliente realiza uma contratação! Desse modo, é possível citar que um profissional que investe em marketing pessoal de qualidade tem um pé na frente dos seus concorrentes.
Utilizada para destacar suas competências e habilidades para a audiência de uma maneira clara e objetiva, a técnica consiste em uma série de estratégias que quando combinadas orientam uma pessoa pelo caminho do sucesso.
Já ouviu falar que o céu é o limite? Se você parar para refletir essa frase em todas as pontas, em algum momento vai perceber que depois dele tem a Via Láctea, que é apenas uma galáxia entre bilhões. Por isso, saiba que o limite não existe!
O marketing pessoal estimula que você esteja em constante evolução, investindo em si tanto no quesito profissional quanto no pessoal. O auge do sucesso nunca é alcançado definitivamente, o que faz com que você precise sempre estar apto para lidar com os desafios.
Um profissional que investe em marketing pessoal consegue ser mais confiante, identificando as oportunidades e aproveitando cada uma delas. Não só isso, ele é capaz de exercer esforços extras para se destacar e se comunicar de modo mais simples.
Porém, é necessário ficar atento: pode até parecer uma analogia sem lógica, mas o marketing pessoal pode ser comparado com uma pistola pulverizadora de pintura. Se o equipamento não for programado e manuseado de forma adequada, ele pode ter um resultado final totalmente diferente.
Sabendo disso, é essencial lembrar que as estratégias sempre devem retratar a realidade. Um profissional capacitado é transparente, ou seja, não precisa mentir para atingir um objetivo. Ademais, ele precisa saber dosar o ego e saber quando se vender, pois o exagero nunca é bem-vindo.
O principal objetivo da estratégia
Pense em um carrinho de compras condomínio. Por um acaso, ele é destinado para transportar apenas um tipo de mercadoria? Não, né? Assim, por que deveríamos dizer que o marketing pessoal serve para um único objetivo?
Como já visto, a implementação consiste em um conjunto de estratégias para que uma pessoa consiga se “vender” em um mercado muito competitivo. Por esse motivo, é injusto limitá-lo a algo principal.
Além de mostrar a suas habilidades para o mercado, o marketing pessoal auxilia a construir autoridade no segmento de atuação de um profissional, aumentando a quantidade de clientes que confiam em seu trabalho.
Em adicional, às estratégias permitem que um profissional nunca pare de se especializar. Não importa em qual ramo ele atue, o mercado está em constante mudança e quem investe em marketing pessoal é capaz de identificar e se adaptar a todas elas!
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Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.