Você costuma medir os resultados das ações em sua empresa? Se sua resposta foi “sim”, então provavelmente utiliza os indicadores de desempenho (KPIs) e as métricas, certo?
Mas antes de mais nada, você já parou para pensar em quais são as diferenças entre esses dois termos?
Apesar das métricas e dos KPIs serem conceitos fundamentais para qualquer empresa, seja comércios, empresas de deck de madeira, escritórios, esses dois assuntos podem trazer muita confusão aos gestores.
E por isso, saber diferenciá-los é ideal para conseguir aplicá-los com eficiência em seu negócio. E é exatamente sobre isso que iremos falar hoje!
Se você também não faz ideia sobre a diferença entre as métricas e os KPIs, nós elaboramos este post para explicar sobre todos os detalhes do tema.
Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste conteúdo! Vamos lá?
O que são métricas?
Basicamente, às métricas são dados brutos. Elas possibilitam mensurar e monitorar os resultados de ações de uma empresa, especialmente em relação às estratégias de marketing.
Ou seja, elas são medidas e dados sobre ações normalmente utilizadas para mensurar as ações de marketing de um negócio.
Apesar das métricas serem informações cruciais para a sobrevivência sustentável da empresa, elas, por si só, não são capazes de mostrar ao gestor se as estratégias estão sendo efetivas ou precisam de algum ajuste necessário.
Para entendermos melhor sobre as métricas, veja a seguir alguns dos exemplos mais comuns:
- Número de visitas em um site;
- Curtidas em uma determinada publicação (como de ensaios não destrutivos);
- Seguidores no instagram;
- Número de cliques em um anúncio;
- Entre outros.
Como é possível notar, elas apresentam informações sobre as estratégias, no entanto, elas se reservam apenas a essa finalidade.
O que são KPIs?
Já o KPI é a abreviação do termo em inglês “Key Performance Indicator”, que pode ser traduzido como “indicador-chave de desempenho”.
Os KPIs são indicadores criados a partir das métricas, e possuem o objetivo de mostrar os resultados de uma ação e como ela pode impactar positivamente ou negativamente no negócio.
Em outras palavras, eles são mais voltados à mensuração dos resultados que a organização busca. Eles avaliam a performance da equipe, além de mostrar quais são as ações mais efetivas (e vice-versa) da empresa.
Ao contrário das métricas, os KPIs apontam os reais resultados dos investimentos feitos pela organização. A partir dele, um gestor saberá com mais clareza sobre quais caminhos seguir para ter sucesso em seu negócio. Abaixo, veja alguns exemplos de KPIs:
- Indicadores de produtividade;
- Indicadores de capacidade;
- Indicadores de qualidade;
- Taxa de conversão de vendas;
- Retorno sobre o Investimento;
- Entre outros.
Vale lembrar que, se você atua com placas de sinalização de segurança, entre outros, as métricas e os KPIs devem ser utilizados em conjunto.
Afinal, esses indicadores só podem ser obtidos por meio das métricas. Ou seja, ambos são essenciais para o negócio.
Agora que você já entendeu sobre a diferença entre as métricas e os KPIs, o que acha de utilizá-los em sua empresa e ter sucesso? Gostou do post?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.