Sabemos da importância em manter uma empresa ativa no mercado, com competitividade e obtendo lucro.
Mas, não é uma tarefa fácil, principalmente devido às constantes mudanças, e um exemplo claro disso é a pandemia do novo coronavírus (covid-19) que afetou diversos setores no mercado.
Para isso, é muito importante adotar o uso de indicadores para obter resultados e acompanhar o desempenho de como está o seu negócio.
As estratégias de marketing proporcionam auxiliar as organizações com estratégias e objetivo de gerar resultados positivos e a fim de manter a competitividade.
Afinal, mensurar os resultados podem ser fundamentais para os melhorar o desempenho da organização e identificar os pontos a serem realizadas novas estratégias.
Dessa maneira, preparamos este conteúdo para que você saiba da importância em mensurar os indicadores de marketing. Continue lendo e confira!
Mas, afinal, o que são indicadores de marketing?
Se uma empresa de montagem de tubulação, por exemplo, quer analisar o desempenho da sua organização, é utilizado os indicadores de marketing.
Ou seja, com o uso dessa ferramenta é possível ter uma noção dos resultados gerados pela companhia, a fim de trazer excelentes resultados.
Por isso, para manter o seu negócio competitivo no mercado é de fundamental importância usar e investir em mecanismos para aprimorar as estratégias na sua companhia.
Qual a importância de mensurar os indicadores de marketing?
Sabemos que a ferramenta é essencial para apontar as informações como os números, de extrema importância para a organização, por exemplo de uma loja de amplificador de som profissional.
Logo, a mensuração dos indicadores é possível potencializar as vendas, o que tem como vantagem, gerar fonte de receitas financeiras.
Sem dúvida, torna-se uma ferramenta de extrema importância para manter a funcionalidade do seu negócio, analisar os problemas a serem solucionados e garantir o sucesso da sua empresa.
Vale ressaltar que, esse tipo de recurso pode ser aderido por qualquer tipo de negócio, principalmente setor de vendas, por exemplo, de portas radiológicas.
Sendo assim, confira abaixo alguns tipos de indicadores que podem ser usados na sua empresa:
1. Click Through Rate (CTR)
O Click Through Rate (CTR) está relacionado a taxa de clique, ou seja, é possível saber quantos cliques foram realizados em determinada página.
Com ele, é possível analisar como a sua campanha feita por anúncios obteve o alcance do que foi planejado. Logo, possibilita criar novas estratégias com base nas informações obtidas com o CRT.
2. Key Performance Indicator (KPI)
Esse é outro indicador, conhecido como a chave de sucesso, pois ele permite analisar o sucesso de determinada campanha.
Assim sendo, se você deseja saber se os seus objetivos estão sendo alcançados como o planejado, use o KPI.
3. Return on Investment (ROI)
Por fim, outro indicador que pode contribuir – e muito!- para a sua empresa, é o ROI, que significa retorno sobre o investimento.
Se você deseja descobrir o montante investido na sua campanha e está trazendo os resultados esperados, o ROI pode te ajudar. Basta fazer os cálculos das despesas totais referente ao faturamento, dividir sobre elas e conferir!
Por essas e outras razões, é de extrema importância para as empresas que visam se manter competitivas no mercado, mensurar os indicadores de marketing.
Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.