A importância de um sistema de combate a incêndio para o seu escritório

O sistema de combate a incêndio é visto por muitas pessoas apenas como uma medida imposta por lei, mas a verdade é que a instalação desses sistemas é essencial em diversos aspectos.

As chamas de um incêndio, quando não controlado, podem se alastrar de maneira muito rápida, causando diversos perigos à vida e integridade física das pessoas próximas ao incidente.

É muito comum que no dia a dia de um escritório utilize muitas folhas de papel, e utensílios que em meio a um incêndio cederiam facilmente, por esse motivo, promover a segurança nessas repartições se torna algo indispensável.

Pensando nisso, trouxemos algumas informações sobre a importância de possuir um sistema de combate a incêndio no seu escritório. Vamos lá?  

Proteção

A instalação de um sistema de combate a incêndios é efetuada principalmente na intenção de preservar vidas, até porque, a mesma não tem preço. Por esse motivo, a proteção da existência é a maior vantagem de se apostar na segurança contra esse tipo de incidente. 

Quando devidamente instalado, esse sistema protege vidas de casos graves, morte ou de ferimento com sequelas. As medidas preventivas contra incêndios promovem também a capacitação dos funcionários a reagir da forma correta nessas situações. 

Como manda a lei

Todo local de trabalho que não investe na devida segurança contra incêndios está sujeito a diversas sanções e multas. A norma regulamentadora NR- 23, solicita a implementação dos equipamentos de proteção contra fogo, para o funcionamento trabalhista.

Uma fábrica alimentícia, por exemplo, utiliza em meio ao seu processo produtivo diversas estruturas de madeiras, equipamentos como pontes rolantes, um moinho de milho, entre outros, mas também possui muitos fluidos altamente inflamáveis.

Nesse cenário um incêndio nessa empresa poderia gerar danos e prejuízos irreparáveis, não só ao maquinário importado, mas a vidas de seus funcionários e colaboradores. Em um escritório então, esse cenário poderia ser ainda pior.

Por esse motivo, segundo a lei, as empresas que não cumprem essa solicitação, além de sofrerem altas multas, podem ter as suas atividades completamente suspensas. Ou seja, o sistema de combate ao incêndio se faz extremamente necessário.

Por prevenção

“Prevenir é melhor que remediar” para muitos é só um ditado, mas no caso de um escritório pode ser sinônimo de segurança. A prevenção contra incêndios é a melhor forma para estar protegido caso um incidente envolvendo fogo ocorra. 

De acordo com dados divulgados pelo Estudo Interno UTC Climate, Controls & Security ocorrem aproximadamente 23 milhões de incidentes por ano e destes, 1 milhão são casos de incêndio.

Em outras palavras, um incêndio pode afetar no processo produtivo do seu escritório e consequentemente, da empresa, causando impactos que vão desde atrasos de deadlines  até a paralisação de atividades organizacionais.

Sem contar que, com o sistema de combate a incêndio é possível manipular os papéis e utensílios inflamáveis, de forma segura e utilizar as estruturas necessárias, como um  quiosque de madeira que serve de auxílio aos funcionários. 

Esse artigo foi escrito por Geiza Santos, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.