A transformação digital é a tendência do momento. Inclusive, a cada dia, os profissionais de marketing se empenham em conhecer as estratégias digitais para facilitar a comunicação entre marca e consumidor.
Esse imediatismo acontece pois com a era digital a forma do consumidor comprar mudou. Ele está mais exigente, avaliativo e tecnológico.
A tecnologia, de fato, atinge todos os setores de uma empresa. Porém, o marketing foi uma das áreas mais impactadas.
Pensando nisso, preparamos este post para mostrar a você, como a tecnologia está mudando o marketing e quais são as principais novidades de inovação para os próximos anos. Boa leitura!
O que é transformação digital?
O conceito da transformação digital surgiu devido a necessidade de aceleração da era digital. Nesse sentido, as empresas perceberam que é fundamental acompanhar o mundo digitalizado e adaptar as suas estratégias no ambiente virtual.
Em outras palavras, a transformação digital visa utilizar dispositivos tecnológicos para aperfeiçoar o desempenho, aumentar o alcance do público e alcançar os melhores resultados.
Podemos mencionar, por exemplo, uma tecnologia da indústria: o alpinismo industrial. Anteriormente, para exercer essa tarefa, era preciso de uma série da andaimes e estruturas fixas, mas, agora, basta apenas uma corda e um dispositivo tecnológico.
Contudo, avaliar essa transformação digital não é uma tarefa tão simples, visto que cada área que faz uso da tecnologia digital altera completamente as operações e a forma de agregar valor aos clientes.
Entretanto, a implementação dessas tecnologias ainda é um pouco limitada. Porém, elas não servem apenas para grandes empresas, mas também a negócios pequenos e médios. No entanto, esse reconhecimento tecnológico não foi muito ampliado pelas empresas brasileiras.
O profissional que está atento a essas tecnologias, além de destacar-se, precisa estar preparado para enfrentar modelos tecnológicos tradicionais e de resistência no mercado.
Portanto, a transformação digital em conjunto a tecnologia se transformou em uma das principais tendências de negócio.
Como a transformação digital mudou o marketing?
Como mencionamos anteriormente, a tecnologia deu um novo ‘’up’’ para as estratégias de marketing. Os tradicionais 4Ps (produto, preço, praça e promoção) abriram espaço para novos elementos e agora são constituídos em 8Ps, incluindo pessoas, processos, posicionamento e performance.
A nova maneira de fazer marketing se fez fundamental com as novidades relacionadas ao comportamento do consumidor, a ampla rede de informação, canais de relacionamento e vendas, competitividade, entre outros.
Para que a empresa permaneça ativa no mercado, diversas tecnologias podem ser aplicadas sobre a nova realidade de negócio. É claro que, de acordo com critérios da organização, como o porte e o segmento, esses dispositivos podem variar.
Sendo assim, separamos as 5 tecnologias que tem ganhando cada vez mais espaço nas estratégias de marketing. Você está preparado? Continue lendo!
Tendências da transformação digital do marketing
Existem diversas formas de inovar no seu time de marketing. Confira as principais tendências e analise qual a melhor estratégia para aplicar no seu empreendimento!
1. Big data
Uma das principais formas de gerar competitividade é conhecer os hábitos e as preferências do consumidor com um detalhamento especial.
Com isso, a internet facilitou a coleta de dados de usuários em diferentes mídias, como nas redes sociais, mecanismos de busca, blogs, e que, somados, oferecem uma ampla rede de informações.
O big data é o dispositivo que permite a coleta de dados em grande quantidade a fim de identificar as informações úteis sobre o comportamento do consumidor.
2. Inbound marketing
O inbound marketing é o conceito que, diferente do marketing tradicional, caracteriza-se em despertar o interesse do consumidor por meio de informações e conteúdos relevantes para facilitar o processo de compra.
Funciona mais ou menos da seguinte forma: o cliente busca por fita de led no Google. Ao analisar os seus conteúdos informativos, ele acaba sentindo a necessidade de comprar com a sua marca.
Para desenvolver a metodologia de forma efetiva, as estratégias do marketing digital devem ser trabalhadas juntamente. Sendo assim, mais conhecido como marketing de atração, visa agregar valor ao consumidor, pois é ele quem estabelece a ponte de contato com a empresa devido a sua necessidade.
3. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é um conceito dentro do inbound marketing e consiste na estratégia que visa interesse mútuo do consumidor.
É por meio da produção de conteúdos que o lead inicia a jornada de compra, no primeiro momento deixando dados para obter informações de materiais interessantes, buscando o aprofundamento do primeiro conteúdo.
4. Computação em nuvem
O cloud computing, mais conhecido como computação em nuvem, tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas que buscam por segurança e agilidade. A tecnologia pode ser utilizada em vários aspectos, tornando-se parceira de outros dispositivos, como o big data.
Entre as funcionalidades mencionadas, podemos citar aquelas que ganha mais relevância no ambiente corporativo:
Armazenamento;
Banco de dados;
Segurança;
Transferência;
Softwares;
Análises;
Otimização de processos, principalmente na indústria (como na produção de tela de proteção, entre outros)
Com esse dispositivo, os dados ficam armazenados remotamente, permitindo o acesso de qualquer dispositivo e em qualquer lugar.
5. Automação de marketing
A automação do marketing é uma ótima maneira para facilitar o trabalho da equipe. Ela otimiza processos do dia a dia e facilita a análise de dados, personalizando o atendimento e os serviços.
A tecnologia também ajuda na experiência de navegação do usuário, coletando dados do cliente e proporcionando um atendimento personalizado entre ele e a marca de acordo com o momento da jornada de compra.
Invista na transformação digital!
Podemos notar que o profissional do marketing precisa se adaptar com as novas mudanças, certo? Os consumidores estão deixando o marketing tradicional de lado, e passaram a consumir mais informações e concluem suas decisões pela internet.
Na transformação digital do marketing é preciso sair da zona de conforto e assumir novos riscos.
Portanto, analise qual a melhor abordagem pode ser aplicada em sua empresa para manter o seu diferencial competitivo e atender as necessidades dos clientes.
Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.