Automação de venda: entenda sua importância para o seu negócio!

Descubra como a automação de processos vai melhorar o número de vendas do seu funcionário

 

 

Porque automatizar as vendas no meu negócio?

 

Um dos ditados populares que mais fazem sentido no mundo dos negócios é: “tempo é dinheiro”. Todo momento que um vendedor não está vendendo um produto ou serviço, ele deixa de ganhar dinheiro. Isso é péssimo para todo mundo. 

 

Segundo pesquisa realizada pela Inside Sales, representantes de vendas destinam apenas um terço do tempo de trabalho em vendas, propriamente dito. O estudo apontou que 64,8% do tempo dos representantes de vendas atuais são gastos em atividades que não geram receita. A maior parte do tempo é investido em atualizações de CRM e ações administrativas, como organização de planilhas

 

Mas como fazer o vendedor ter mais tempo para vender? A resposta é simples: automação de vendas. Há muitas tarefas que podem ser feitas por softwares, sem que o vendedor se dedique a ela. Dessa maneira, ele teria mais tempo para se dedicar às vendas e fazer ainda mais dinheiro. 

 

Softwares de automação

 

Foram selecionadas algumas tarefas que podem ser automatizadas e economizar o tempo do vendedor, fazendo ele render mais em sua função. Veja qual delas pode se tornar uma ferramenta importante na sua empresa. 

 

 

Mailchimp 

 

O processo de venda não acontece apenas no momento que o vendedor aborda o cliente. Há muitos processos antes disso. O usuário pesquisa pelo produto, compara preços e escolhe a melhor forma de entrega. 

 

Uma das maneiras de entrar em contato com o cliente antes da venda é com o e-mail marketing. É possível apresentar o produto antes mesmo dele ir na sua loja. 

 

Para o vendedor não ficar tanto tempo pensando no marketing, e investir mais tempo com as vendas, o Mailchimp é um software de automação de e-mails. 

 

Com ele na sua empresa, as mensagens para a caixa de entrada dos clientes serão enviadas automaticamente, sem a necessidade do vendedor tendo que preparar e-mails para clientes. 

 

A plataforma online permite a criação de emails personalizados em código HTML e também oferece templates diversos, o que pode ser útil para quem não tem uma equipe de marketing disponível.  

 

Callnow 

 

O melhor momento para o vendedor é quando o cliente está disposto a comprar. A Callnow oferece um sistema que liga sua equipe de vendas ao lead assim que ele realiza a conversão. 

 

Dessa maneira, o vendedor não perde tempo no processo de prospecção. Ele se conecta mais facilmente com o cliente e consegue uma taxa maior de vendas. 

 

SIGE Lite

 

Um software que não ajuda apenas ao vendedor, mas também quem administra todo um negócio. O SIGE Lite conta com orçamentos, emissão de notas fiscais, contas a pagar e a receber, cadastro básico, estoque, PDV e integração com grandes empresas do mercado, como Mercado Livre. Além de relatórios mensais.

 

Além de todas essas vantagens, a SIGE Lite é um programa gratuito, o que acaba sendo uma excelente alternativa para quem está começando um negócio. 

 

Salesforce 

 

O Salesforce é uma das maiores companhias do mundo. Cerca de 15% do mercado utiliza esse software de vendas para ajudar seus vendedores. 

 

O salesforce ajuda na identificação de leads e oferece agilidade para contactar os clientes que estão dispostos a efetuar a compra.  

 

A importância da automação para o seu negócio

 

Com automação de processos dentro do seu negócio, o vendedor poderá se dedicar mais as vendas e ao atendimento ao cliente. Muitas das tarefas serão feitas por softwares, deixando o trabalho mais fluído para todos.