Busca rápida X


Blog

29 abril, 2020

Como a transformação digital gera impacto na Indústria 4.0

A rotina de trabalho sofreu grandes transformações nos últimos anos. Com essas mudanças, a forma de relacionamento entre empresas, clientes e fornecedores também passou por alterações. 

Podemos relacionar essa nova metodologia de trabalho com a transformação digital, principal responsável por apresentar ferramentas inovadoras e modificar a rotina industrial. 

Algumas dessas transformações já estão em funcionamento há anos e outras estão sendo desenvolvidas. No entanto, a tendência é que o setor industrial utilize, cada vez mais, a tecnologia digital para atrair clientes, conquistar o público-alvo e engajar os colaboradores. 

Mas como a transformação digital impacta na rotina de uma indústria? Continue lendo para descobrir as principais mudanças provocadas pelas tecnologias digitais. 

O que a transformação digital representa na indústria?

A transformação digital foi uma das responsáveis por elevar o termo da indústria 4.0. Ela representa a implementação da digitalização, ou seja, tarefas e atividades executadas por máquinas ou softwares tecnológicos. 

Outro ponto fundamental é a integração entre diferentes áreas de uma indústria. Nesse sentido, o departamento de vendas, marketing, logística, fita de led, financeiro, entre outros são conectados para melhorar a gestão e a elaboração de campanhas mais assertivas. 

Além disso, as novas ferramentas permitem a coleta de dados e informações, fator que auxilia diretamente na tomada de decisões, na mensuração de resultados e identificação do público-alvo. 

Agora que você já sabe como a transformação digital atua na indústria, que tal conhecer os principais impactos dessas tecnologias no meio industrial? Continue lendo!

Quais os impactos da transformação digital na indústria?

Os impactos da transformação digital na indústria apresentam vários fatores positivos. De antemão, eles estão relacionados com a agilidade de tarefas, melhor qualidade nos produtos e otimização dos processos. Veja a seguir. 

1. Agilidade nas tarefas

Com máquinas conectadas, softwares de gestão e robôs trabalhando a todo momento, é possível automatizar os processos de uma indústria, ou seja, proporcionar agilidade às tarefas manuais. 

Além disso, a agilidade de tarefas também é vantajoso para o público-alvo, uma vez que os produtos são personalizados e entregues em tempo reduzido. 

2. Qualidade do produto

Outro ponto fundamental é a qualidade do produto final. Geralmente, as atividades manuais estão sujeitas a falhas humanas, ou seja, desperdício de matéria-prima, menor produtividade e menos ineficiência no desenvolvimento de mercadorias. 

Com a transformação digital e as inovações da indústria 4.0, as organizações passaram a produzir produtos com mais qualidade, graças ao nível de detalhamento das máquinas e a implementação de tela de proteção

Além disso, com a diminuição do tempo de produção, torna-se possível gerar um diferencial competitivo e promover a marca para o público-alvo.

3. Otimização dos processos

Uma das maiores vantagens – se não a maior – da transformação digital é a otimização dos processos. Nesse sentido, é possível que os gestores tenham um maior controle das atividades da indústria e relatórios sobre o comportamento do público-alvo. 

Com isso, os responsáveis podem identificar as atividades executadas, mensurar resultados, analisar o desempenho da equipe e encontrar possíveis gargalos.  

4. Redução de gastos 

Essa é a etapa que mais anima o empreendedor: a redução de gastos. Isso acontece porque a diminuição de custos com manutenção de chiller ou máquinas é bem menor, uma vez que apresentação um funcionamento e durabilidade maior. 

Além disso, as organizações gastarão menos com mão de obra humana, com desperdício de matéria-prima e retrabalho das atividades que sofreram falhas durante o processo. 

Por fim, podemos perceber que a transformação digital impactou significativamente a indústria. Entre os impactos, estão a possibilidade da coleta de dados, a entrega ao público-alvo, a otimização de processos e a redução de gastos. 

Ainda está em dúvidas sobre os impactos da transformação digital? Deixe nos comentários! 

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌

Confira nossos principais serviços!

Gostou? Entre em contato conosco pelo WhatsApp (55) 99613-0941 ou pelo e-mail [email protected]

Olá! Clique em um dos nossos representantes abaixo para ter atendimento online.

Atendimento Online pelo WhatsApp