Segundo uma pesquisa da We Are Social em parceria com a Hootsuite, mais de 66% da população do Brasil utiliza diariamente as redes sociais. Isso porque as plataformas são consideradas a maneira mais fácil de se comunicar e interagir socialmente na web.
Desse modo, não é difícil que empresas de pequeno, médio e grande porte busquem jeitos de descobrir como captar clientes pela internet por meio delas, o que requer um pouco mais de atenção em todas as pontas.
Quando essa pesquisa acontece, a primeira coisa que deve-se saber é que não basta apenas querer atrair clientes do nada. Em outras palavras, você precisa ter muito cuidado para conseguir chamar a sua atenção e até mesmo fidelizá-los.
Bem, se você chegou até esse post, acredito que faz parte da lista de pessoas que sonham em conquistar bons resultados com as redes sociais. Então, continue acompanhando esse artigo e descubra três dicas fáceis para conseguir isso!
1. Faça um planejamento
No momento em que uma pessoa procura “como vender meus produtos pela internet”, ela está informando a ferramenta de busca que precisa de um jeito para otimizar essa atividade e, como você sabe, a plataforma irá apresentar diversas matérias sobre o assunto.
Mas afinal, você sabe como elas foram parar lá? O mercado, e até mesmo a vida, é um grande emaranhado de planejamentos, que são desenvolvidos por diferentes razões. Assim, o blog que compartilhou a matéria planejou um bom conteúdo para o leitor tirar suas dúvidas.
O leitor está lendo para planejar uma boa estratégia para vender mais. A pessoa que irá consumir esta estratégia, provavelmente está planejando fazer uma compra e durante as pesquisas encontrou a marca e por aí vai.
Todos os planejamentos são desenvolvidos a partir de objetivos e metas, que deverão ser estabelecidas com cuidado, especialmente quando envolve estratégias para atrair mais clientes pelas redes sociais!
Sendo assim, é essencial que você tenha conhecimento sobre o mercado, o que envolve conhecer os seus produtos e serviços, público-alvo e concorrência, bem como entender os hábitos de consumo e as lacunas deixadas na comunicação!
2. Saiba em qual plataforma investir
Uma pessoa que deseja obter a resposta para a pergunta “como divulgar minha empresa na internet” precisa entender que não pode se limitar a apenas uma rede social! Lembra dos hábitos de consumo citados no tópico anterior? Eles irão te ajudar a conquistar um maior público.
As redes sociais são versáteis e cada uma apresenta as suas próprias peculiaridades, que farão com que o seu cliente opte ou não por usá-la para algo! Por exemplo, uma empresa de decoração para casamentos tem o Instagram e o Pinterest como grandes aliados.
Nessas plataformas, os noivos poderão encontrar e salvar inspirações, tomando conhecimento sobre os fornecedores e seus trabalhos. Contudo, mesmo que o Twitter e o YouTube permitam postar mídias distintas, dificilmente receberão essas pesquisas.
E isso não acontece por elas não serem importantes, muito pelo contrário, são ótimas para vários outros negócios, mas não para esse! Desse jeito, é fundamental que você saiba como escolher a melhor rede social para atrair os seus clientes!
3. Saiba como engajar os seus clientes
Sabia que o seu número de seguidores não diz muita coisa sobre uma página? A maioria das redes sociais funcionam por meio de algoritmos de relevância, que mostram para o usuário o que ele mais gosta de ver.
Claro, é ótimo ter uma página com seus milhares ou até mesmo milhões de seguidores, mas se eles não interagem com você, as chances da sua empresa crescer não são tão grandes! Sabendo disso, é hora de descobrir como gerar engajamento, que pode ser por curtidas, comentários, compartilhamentos, etc.
Atualmente, a maioria das redes sociais disponibilizam algum tipo de recurso especial, como por exemplo as hashtags ou os anúncios patrocinados. Eles são excelentes, mas não o suficiente para ter mais clientes.
Por isso, invista muito nos posts interativos, com perguntas, enquetes, quizzes, entre várias outras opções, que farão com que sua página tenha mais relevância e apareça com mais frequência para o seu público-alvo!
Por que é importante mensurar os resultados?
Nenhuma estratégia nas redes sociais acaba depois do “publicar”! Elas devem ser mensuradas com cautela, a fim de identificar se de fato está atingindo os objetivos e metas estabelecidas durante o planejamento.
Por esse motivo, é necessário que você conte com o apoio de ferramentas de gestão de redes sociais, que irão te ajudar as técnicas que mais geram resultados e as que não trazem tanto retorno.
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Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Marketing para Industria.