Uma coisa é fato: o marketing não se baseia em apenas divulgar um produto, ter uma página no Facebook ou até mesmo fazer publicitário.
Apesar de serem pontos básicos do marketing, somente com eles, uma empresa não consegue atingir os seus resultados esperados.
Ou seja, o universo do marketing é extremamente complexo e abrangente. E, claro, qualquer processo complexo e abrangente, desde cuidar da organização até elaborar ações de marketing, precisa de uma boa gestão para funcionar.
Para isso, a gestão de marketing focada em resultados é crucial para as empresas que querem se destacar e ter sucesso no mercado.
E junto com a gestão de marketing, tem o planejamento, mensuração dos processos, criação de estratégias relevantes e muito mais.
É isso que a gestão faz. Essa área coordena as atividades, pessoas e ações de marketing, a fim de gerar valor para o mercado e atingir as metas empresariais.
E se você tem um comércio, indústria de resina epóxi, agência de publicidade, entre qualquer outra, e quer saber como fazer uma boa gestão de marketing focada em resultados, nós elaboramos este post e vamos te explicar sobre todos os detalhes do assunto. Boa leitura!
Defina as metodologias
Basicamente, definir as metodologias significa colocar as ações em rumo dos seus objetivos.
Ou seja, são os hábitos, atitudes e comportamentos que a equipe de marketing deverá tomar para cumprir as suas atividades de maneira eficiente.
Dentro das metodologias em alta na gestão de marketing focada em resultados,as mais utilizadas são:
- Agile marketing;
- 5W2H (para planos de ação, como desenvolver um novo tipo de
- envelope awb, por exemplo);
- PDCA (para processos de melhoria contínua);
- Entre outros.
Cuide da gestão da equipe
Não podemos deixar de falar da gestão da equipe, seja em qualquer departamento. Esse é um ponto crucial para aplicar uma boa gestão de marketing focada em resultados.
Portanto, independente do tamanho da equipe, é muito importante ter times bem gerenciados e coordenar e monitorar as atividades.
Uma das formas de ter profissionais mais produtivos é implementar sistemas de metas e recompensas, ou até mesmo investir em reuniões frequentes e interativas, por exemplo. Assim, é possível ter um time que irá alcançar os resultados esperados em seu negócio.
Faça gestão de estrutura
Assim como a gestão da equipe, a gestão da estrutura é outro item primordial e que pode fazer uma grande diferença em seus resultados
Invista em equipamentos e sistemas adequados para manter a produtividade da equipe. Você pode utilizar softwares de automação de marketing e até sistemas de monitoramento das redes sociais.
Tudo o que otimizar o tempo dos profissionais de marketing, certamente fará com que seu negócio tenha mais resultados!
Faça planos flexíveis
Por último, sabemos que as mudanças do mercado estão cada vez mais rápidas. Por essa razão, se você pretende focar em resultados, a gestão também deve sempre se adaptar às tendências e cenários.
Por isso, se você atua com revestimento de cilindros, por exemplo, trabalhe com planos que sejam mais rápidos e flexíveis.
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.