A era tecnológica não para, ela vem avançando dia após dia, os profissionais que usam isso a seu favor se destacam no mercado. E não seria diferente com o marketing, ele avança mais a cada dia, aqueles que não mudam suas estratégias de marketing pode acabar ficando para trás.
A Evolução do marketing
Que o marketing é essencial para os negócios todos sabemos, as empresas que tem uma boa estratégia de marketing conseguem se destacar no mercado e até liderar ele.
Com o passar do tempo o marketing veio mudando em sua forma, nunca perdendo a sua essência. Mas, com as descobertas alguns pontos se reinventaram para ajudar da melhor forma quem precisa.
O conceito do marketing é buscar entender o comportamento do consumidor para dar novas ideias e soluções para o mercado. O objetivo é mostrar para as empresas o que elas podem fazer para gerar mais leads.
Observamos atualmente que o marketing passa por uma transformação conforme o comportamento da sociedade muda.
As fases do marketing estão ligadas a três revoluções: Revolução Industrial, Revolução Tecnológica e a Revolução da Informação. Cada fase teve um impacto direto no mercado.
Essas fases foram divididas da seguinte forma:
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Marketing 1.0;
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Marketing 2.0;
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Marketing 3.0;
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Marketing 4.0;
Vamos ver um pouco da diferença entre eles.
Marketing 1.0
A primeira fase foi criada por Philip Kotler, ele mostra que as empresas precisam focar mais na construção da marca, segmentação do mercado e personalização e não apenas na produção e no seu portfólio.
Naquela época o que levava a esse comportamento era a pouca concorrência no mercado, não existiam tantas opções de produtos como tem hoje e a ingenuidade do consumidor em relação a estratégia de publicidade.
A estratégia partia por uma divulgação em massa por meio de TV e rádio, com a intenção era aumentar a exposição do produto.
Marketing 2.0
Nessa fase as empresas estão mais maduras e tem mais facilidade de entender as necessidades dos consumidores. Elas começam a entender que solucionar o problema do cliente gera mais oportunidade de negócio e aumenta a possibilidade de conquistar mais clientes.
Contudo, deve-se ter em mente que a exigência das pessoas em relação às empresas e empreendedores aumentou, exigindo que os setores produtivos revissem suas estratégias.
É a partir deste momento que surge a segmentação de mercado e a separação de grupos, cada um com um interesse comum. Visto isso, as propostas são mais direcionadas e as soluções são personalizadas para cada grupo.
Com isso as empresas reduzem a concorrência e gastos desnecessários com estratégias de comunicação.
Marketing 3.0
Agora surge a internet e a grande transformação digital. Nesse momento, as pessoas ganharão voz em sites, redes sociais e blogs, o que muda a hierarquia de consumo no mundo. Agora, é o público que dita as regras.
A partir deste ponto da história, não faz sentido segmentar grupos, as pessoas passam a ser tratadas como indivíduos. É necessário a adaptação de estratégias para cada pessoa, respeitando as particularidades de cada um e visando entender as suas necessidades.
Neste contexto as empresas começam a humanizar suas falas e abraçar as causas ambientais e sociais, mostrando a preocupação com o desenvolvimento sustentável.
Marketing 4.0
Essa é a fase que estamos vivendo hoje, é chamada de economia digital. Ou seja, o cenário onde a internet está presente em todos os momentos na nossa vida.
Agora, as marcas podem usar a internet para se conectar com o seu consumidor, gerar conteúdos informativos e solucionar os problemas dos usuários.
O Marketing 4.0 é a revolução digital para as empresas. Se antigamente investiam em anúncios na TV, jornais e revistas para conquistar os clientes, agora é preciso fazer mesmo na transformação digital de forma segmentada.
Mas quais os benefícios que o marketing 4.0 pode oferecer? Continue lendo este conteúdo para saber!
Os benefícios do marketing 4.0
Vimos toda a evolução do marketing e como ele mudou até hoje, mas o que ele pode oferecer para ajudar as marcas?
As marcas que sabem como montar uma boa estratégia de marketing conseguem se posicionar no mercado, atrair e fidelizar potenciais clientes e com isso, gerar mais leads.
Mas como fazer isso hoje?
Essa fase do marketing foca no relacionamento do consumidor e da marca. Hoje, uma marca que pensa no seu consumidor e tenta resolver os problemas dele consegue se destacar no mercado de forma mais assertiva.
Já passou a época que era apenas uma venda de um produto e poucas opções, agora a quantidade de concorrentes no mercado é muito grande e marcas que não tem uma boa estratégia de marketing acabam ficando para trás e perdendo clientes para o concorrente.
Um dos benefícios do marketing 4.0 é permitir que as marcas criem conteúdos que atraem mais consumidores.
As marcas podem investir em produções de conteúdos que irão educar o mercado e ainda mostrar para o cliente que ele tem domínio sobre o assunto, com isso gerando uma autoridade em seu meio de atuação.
A Odontologia e o Marketing 4.0
Já passou da época onde os dentistas servem apenas para dar medo nas pessoas.
Hoje graças ao marketing, o mercado de odontologia tem crescido bastante. A produção de conteúdo tem mostrado como as pessoas podem se cuidar mais e procurar os profissionais não apenas quando surgem os problemas, mas também para procedimentos estéticos como o clareamento dental.
Muitas pessoas acham que o marketing e a saúde não tem uma boa relação, mas estão completamente enganadas. A melhor forma hoje de fazer as pessoas se prevenirem mais e tomar mais cuidado com a saúde é através da internet, ferramenta que alcança milhares de pessoas.
E não apenas para cuidados, para atrair mais pacientes para seu consultório, aumentar a visibilidade entre os concorrentes e também ajudar a gerar mais confiança no seu trabalho.
Dentistas podem produzir conteúdos sobre clareamento dental preço ou implante de dente valor, não apenas falando de valores, mas também mostrando os cuidados que cada pessoa tem que tomar e o que considerar na hora de decidir onde fazer.
Isso mostra como aquele profissional entende de tal assunto e como as pessoas podem confiar nele.
Nas estratégias de marketing hoje, temos várias ferramentas que nos ajudam a saber o que as pessoas estão procurando no Google e o que mais chama a atenção delas.
Por exemplo, não seria útil um dentista saber que o seu público procura bastante sobre quanto custa um implante dentário e com isso produzir conteúdos, dicas e informativos sobre isso?
Se o conteúdo for relevante o Google entenderá que aquele site têm autoridade no assunto e com isso, o colocará como primeira opção para aqueles que buscarem pelo assunto, trazendo mais visibilidade para a marca e tráfego ao domínio.
O que não falta hoje são estratégias de marketing para fazer as marcas se destacarem no mercado, conseguir passar o seu concorrente e atrair mais pessoas.
A odontologia tem crescido cada vez mais e automaticamente a concorrência também. Mas profissionais que tem uma boa estratégia conseguirão uma posição no mercado e não terão dificuldades.
Existem vários materiais na internet que podem ajudar na hora de montar uma estratégia e como executá-la de maneira precisa de acordo com os seus objetivos.
Mas ainda vai de cada profissional de como aproveitar e usar isso ao seu benefício.