Já ouviu falar sobre o afiliado digital? Em síntese, ele consiste em um profissional que atua realizando a indicação, promoção ou venda de produtos e serviços em troca de comissão. Assim como a locação de tendas para eventos, a prática pode ser solicitada em contratos distintos, como os de:
Custo por lead (CPL);
Custo por ação (CPA);
Custo por venda (CPV);
Custo por clique (CPC);
Custo por mil impressões (CPM).
Independentemente do modelo que a pessoa ou empresa escolher, é necessário que o profissional seja qualificado para realizar essas ações, trazendo um retorno positivo. Eis que te pergunto: você sabe o que é preciso para se tornar um afiliado digital de sucesso? Pensando em te ajudar, separamos algumas dicas básicas para começar. Confira!
1. Conheça bem o público-alvo e defina personas
Não dá para vender um balcão refrigerado pequeno para um grande frigorífico, pois ele precisa de câmaras frias otimizadas e com um amplo espaço de armazenamento. Por esse motivo, o primeiro passo para conseguir ser um afiliado digital de sucesso é conhecer o seu público-alvo.
Além de identificar fatores básicos sobre eles, como idade, sexo, classe social, poder aquisitivo, formação educacional, localização, é preciso se aprofundar em seus interesses e hábitos de consumo, defindo personas, ou seja, personagens ficticios com características específicas, e desitinar as ações de marketing digital para eles.
2. Promova itens com potencial de vendas
Mesmo que você tenha uma presença digital forte, não conseguirá vender todos os tipos de produto. Por essa razão, é essencial que você estabeleça um nicho de mercado e promova itens com um significativo potencial de venda.
Ainda nessa questão dos itens com chances ou não de venda, é essencial também focar na comissão que cada um assegura. Isso porque um produto com uma porcentagem alta de retorno pode vender pouco e um com uma baixa porcentagem pode vender muito.
Ah, e vale destacar a importância de confiar no produto e na empresa que você promove. Lembre-se: um afiliado digital costuma dar o seu nome e página para divulgar outras marcas, fazendo com que qualquer problema que ocorra ele também perca credibilidade.
3. Saiba escolher bem os canais de divulgação
Um afiliado digital de sucesso é aquele que sabe escolher bem os canais de divulgação disponíveis e explorá-los corretamente para conseguir bons resultados. Vamos para um exemplo prático e que pode englobar toda uma rede de plataformas, como a promoção de uma mesa rústica de madeira.
Para promovê-la, o profissional poderá vincular matérias relevantes no seu próprio blog ou desenvolver guest posts, que ele poderá vincular em páginas de terceiros, ou troca de links. Além disso, ele pode – e deve! – criar estratégias para as redes sociais, como o Facebook, o Instagram, o LinkedIn, o YouTube, etc.
Uma coisa comum entre as ferramentas de busca, como o Google, o Bing e o DuckDuckGo, e as redes sociais é que ambos permitem a veiculação de anúncios patrocinados, que são capazes de aumentar o tráfego e a conversão em um período de tempo muito menor, o que garante um retorno maior para o afiliado.
E as dicas não acabaram! As estratégias de e-mail marketing e os fóruns ou grupos de discussão também são canais incríveis para a atuação de um afiliado digital, podendo trazer resultados tão bons e até melhores do que as redes sociais se utilizados corretamente.
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Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.