Como trabalhar com conteúdos interativos na sua estratégia de marketing

Não é mais novidade que o marketing digital sempre está em constante transformação, e isso também vale para todas as suas vertentes e estratégias.

Afinal, toda organização age de uma forma diferente e alcança um tipo de público variado. Um escritório de advocacia, por exemplo, não irá realizar as mesmas ações e campanhas de marketing digital que uma indústria de caixa de contenção de água.

Ou seja, cada empresa possui os seus próprios objetivos e propósitos, gerando assim, diferentes tipos de posicionamentos de marketing.

No entanto, mesmo com essa visível diferença, ainda há uma semelhança que a maioria das companhias almejam: atrair e fidelizar mais clientes.

E isso pode ser feito pela produção de um conteúdo interativo! Ele é utilizado para variadas estratégias de marketing, pois além de ser versátil, também consegue ampliar a comunicação com a audiência e transformá-los em consumidores fidelizados.

Pensando nisso, neste post nós iremos trazer algumas dicas relevantes para que seja possível sua empresa trabalhar com conteúdos interativos em suas estratégias de marketing. Quer saber mais sobre isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post!

O que é o conteúdo interativo?

De forma básica, o conteúdo interativo é uma versão de conteúdo que exige do usuário alguma ação de interação com o texto.

Esse tipo de estratégia traz como benefício o maior engajamento e a produção de um material mais relevante para a equipe de vendas. Alguns exemplos básicos de conteúdos interativos são os quizzes, que se trata de uma estrutura de perguntas e respostas.

O conteúdo interativo é utilizado de diversas maneiras. Em uma indústria de broca de aço rápido, por exemplo, ele pode ser utilizado para se relacionar com outras empresas do ramo B2B e estimular os clientes em sua jornada de compra, ou até mesmo gerar vantagem competitivo para a empresa.

Como trabalhar com conteúdos interativos?

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo se trata da produção de um conteúdo altamente relevante, direcionado a um determinado público-alvo.

Normalmente, os conteúdos são publicados na própria página da internet e tem como intuito atrair, se relacionar e converter leads (potenciais clientes).

O marketing de conteúdo pode ser feito a partir de diversos materiais. Um site de broca de aço rápido pode utilizar as opções que mais lhe são úteis para seu público ou sua área de atuação.

Algumas opções são: calculadoras interativas, e-books interativos, quiz interativos, whitepapers interativos e até mesmo vídeos e conteúdo por voz.

Marketing de Redes Sociais

É o marketing voltado para as redes sociais, e tem como característica interagir e se relacionar. Uma das vantagens das redes sociais é que, nestas plataformas, é possível incluir diversos tipos de conteúdos interativos.

Se você tem uma empresa de isolador de pino polimérico 15kv, por exemplo, você pode tanto escrever conteúdos diretamente nas redes sociais, como pode trazer os conteúdos da sua página para as plataformas. É o caso do Buzzfeed, que atrai muito tráfego para o seu site por meio dos quizzes.

Agora que você já sabe sobre alguma das maiores formas de trabalhar com conteúdos interativos na sua estratégia de marketing, o que acha de aplicar essa ideia inovadora e se destacar? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.