Se você tem um negócio, mesmo que seja de pequeno porte, é provável que já utilize o WhatsApp para se comunicar com os seus clientes. O aplicativo, de propriedade do Facebook, vive o seu auge de popularidade. Hoje, mais de 1,5 bilhão de pessoas usam o app para trocar mensagens com amigos, parentes e, sobretudo, para conversar com as empresas.
Com o objetivo de ajudá-las, está disponível desde 2018 o WhatsApp Business, a versão do aplicativo mais famoso do mundo, mas exclusiva para empreendedores. O app pode ser baixado de forma gratuita, e, além dos benefícios conhecidos, traz atributos que são muito úteis para qualquer empresa que deseja melhorar o relacionamento com os clientes.
Isso é muito significativo. Pesquisas recentes apontam que as pessoas, em especial os mais jovens, preferem se comunicar com um negócio por meio de aplicativos de mensagens. Além de mais cômodo, o atendimento pelo WhatsApp é rápido, ainda mais se comparado aos tradicionais call centers. Outro fator para o aumento no uso do WhatsApp Business, por parte das empresas, é o custo quase zero para implementar a solução.
Abaixo, em destaque, você confere 5 dicas sobre como usar esse aplicativo também em seu negócio.
1 – Use o WhatsApp Business como um recurso de marketing
O WhatsApp é uma excelente ferramenta para prestar um serviço de atendimento ao consumidor. Por outro lado, ele também pode ser um grande aliado para os departamentos de marketing. Uma das maneiras mais eficientes para aproveitá-lo em diferentes estratégias é por meio do compartilhamento de conteúdo. Isso porque, de maneira simples, você pode enviar para seus clientes imagens, áudios e até vídeos para divulgar seus produtos e serviços.
Entretanto, é preciso tomar cuidado para que essa interação com o cliente seja a mais natural possível. Dessa forma, evite mandar inúmeros conteúdos, todos os dias, sobretudo, para pessoas que não tem nenhuma relação com a sua empresa. O melhor a fazer é usar alguma comunicação criativa com aqueles clientes que conhecem o seu negócio e já conversam com você.
2 – Faça a integração do WhatsApp com um software de CRM
Caso o seu empreendimento esteja a crescer, o número de mensagens que chegam pelo WhatsApp também vai aumentar na mesma proporção. Essas conversas têm informações valiosas sobre os leads e clientes, como os gostos deles, o número de interações, entre outros dados. Para que isso não fique perdido, uma dica eficiente é usar o WhatsApp CRM.
Ao integrar o seu WhatsApp Business a um CRM, o seu negócio ganha uma poderosa ferramenta para auxiliar na prospecção de vendas. Afinal, todo o histórico da sua relação com o cliente estará armazenado em apenas um sistema. Assim, você tem muito mais argumentos para criar soluções sob medida para o seu público-alvo.
O CRM também é necessário, claro, para promover o relacionamento. Portanto, a partir dessa integração, é possível que a sua conta no WhatsApp Business tenha múltiplos usuários. Nesse caso, várias pessoas de sua equipe podem responder por meio do mesmo número, o que garante aos seus clientes que sempre haverá uma ou mais pessoas prontas para atendê-lo.
3 – Use um chatbot
Ao integrar o seu WhatsApp com um sistema de CRM, há outra vantagem bem interessante. Sua empresa pode fazer uso de um chatbot, um assistente virtual programado por inteligência artificial. Esse bots, como são conhecidos, funcionam muito bem para responder, sobretudo, perguntas muito frequentes.
Se você tem uma loja, por exemplo, e uma das questões mais comuns é sobre o horário de funcionamento, o bot é capaz de reconhecer essa comunicação, e responder automaticamente o seu cliente, 24 horas e 7 dias por semana.
Isso faz muita diferença, caso você tenha uma equipe pequena. Assim, enquanto o chatbot responde questões triviais, o restante do seu time pode ter foco em funções muito mais importantes para o seu negócio.
4 – Crie um catálogo
A depender do seu negócio, talvez você tenha diversos produtos para apresentar ao público. Contudo, enviar inúmeras fotos para os clientes, além de mostrar falta de profissionalismo, torna toda a experiência um pouco mais complicada para o cliente.
Por isso, o WhatsApp Business oferece aos empreendedores uma ferramenta para a criação de catálogos. Produzi-los é bem simples, assim como achar as informações neles. Em poucos cliques, os consumidores têm acesso ao preço, a descrição e o link para comprar diretamente de sua loja virtual.
Os catálogos, além de facilitarem a apresentação de seus itens, é também uma maneira bem dinâmica para captar novos clientes. Afinal, eles podem ser compartilhados facilmente.
5 – Mensagens de Ausência
Nem sempre será possível conversar com os seus clientes. Por outro lado, deixá-los sem respostas pode ser inconveniente. Para solucionar esse problema, com o WhastApp Business é possível criar mensagens de ausência, que serão enviadas automaticamente enquanto você estiver indisponível.
Essa facilidade é muito relevante, caso sua empresa receba diversas mensagens fora do horário comercial ou no fim de semana. Sem dúvida, mesmo que seja impossível responder naquele momento, o seu cliente terá uma percepção muito mais acolhedora sobre seu negócio.