O dono de um negócio que deseja descobrir como captar clientes pela internet precisa ir no local onde existem mais pessoas reunidas, ou seja, nas redes sociais! No Brasil, o Instagram está longe de ser a plataforma mais usada, ocupando apenas a 4° posição, mas é uma das que mais trazem retorno.
De acordo com o relatório da We Are Social em parceria com a Hootsuite, o Insta conta com mais de 95 milhões de usuários ativos no Brasil, o que já diz muito sobre a obtenção de resultados. Quer saber como utilizá-lo para o seu negócio? Então continue acompanhando esse artigo!
1. Crie conteúdos relevantes para o Feed
Conseguir a resposta para a pergunta “como divulgar minha empresa na internet?”, especialmente no Instagram, não é difícil! As pessoas que desejam acompanhar uma marca, solicitar um serviço ou comprar um produto querem a mesma coisa: informações relevantes!
No feed do Insta, os conteúdos têm como foco principal elementos visuais, mais precisamente imagens e/ou vídeos. Desse modo, a parte escrita da publicação é considerada como um segundo plano, a fim de completar o que foi apresentado nas mídias.
Vale ressaltar que é vital que esse ponto nunca seja esquecido. Diferente da maioria das outras redes sociais, o Instagram não permite em hipótese alguma uma publicação sem um elemento visual no feed!
2. Invista em anúncios patrocinados
A resposta para “como vender meus produtos pela internet” costuma ser uma incógnita para muitos donos de empresas. Mesmo que o Instagram por si só já seja ótimo para os negócios, os anúncios patrocinados são indispensáveis para otimizar as vendas.
Aproximadamente 70% das hashtags utilizadas no Instagram são de marcas e, se você atua em um segmento muito competitivo, pode não aparecer para o seu público-alvo que não te segue. Com os anúncios patrocinados isso não aconteceria, visto que você ficaria em destaque.
3. Utilize os recursos do “Stories”
Sem dúvidas, a “história do Instagram” surgiu para dar um empurrão extra no engajamento de uma empresa com o seu público-alvo. Para você ter noção da importância dessa ferramenta, é estimado que 53% dos conteúdos publicados por marcas estejam no stories.
Além de ser excelente para divulgar conteúdos rápidos, ele ainda assegura diversos diferenciais, como:
- Quizzes;
- Enquetes;
- Caixas de perguntas;
- Contagens regressivas;
- Compartilhamento de lembranças.
Não só isso, os stories do Instagram ainda permitem que você estimule o próprio cliente a divulgar a sua marca, utilizando templates criativos que eles podem postar e responder na conta pessoal e te marcar!
Por que o Instagram está se destacando no mercado?
Apenas com os três tópicos citados já fica fácil entender o motivo do Instagram estar em grande destaque no mercado, mas esses não são os únicos fatores! De acordo com dados, a plataforma tem mais de um bilhão de usuários espalhados pelo mundo.
Do número total de pessoas ativas no Insta, 90% segue ao mesmo uma conta comercial, ou seja, nove a cada 10 usuários costumam receber em seu feed anúncios por livre e espontânea vontade, visto que clicou para acompanhar o perfil do anunciante.
No entanto, o que realmente garante o sucesso da plataforma é a grande chance de humanização do atendimento que ela assegura! No Instagram, você pode compartilhar vídeos e até mesmo fazer lives, falando diretamente com o seu cliente e gerando mais confiança!
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Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Marketing para Industria.