Publicitários e todos que trabalham com ações de marketing sabem que não dá para ficar parado, está sempre surgindo um novo conteúdo para ler, um conceito recente para estudar ou uma estratégia nova para implementar.
E a cada ano que se passa os avanços tecnológicos proporcionam ainda mais alterações nas camadas sociais, modificando a forma de realizar atividades do dia a dia, se antes dava muito trabalho para falar com alguém, hoje, isso é possível em segundos.
Um celular ou um dispositivo com acesso a internet na mão e pronto, você consegue comprar, estudar, interagir socialmente, trabalhar, fazer contas, divulgar sua empresa, entre muitas outras coisas possibilitadas pelo avanço social.
E como tudo no mundo, as estratégias de marketing também se modificam para estar sempre alcançando os públicos de interesse e auxiliar diversas empresas a obter o tão buscado sucesso.
O formato de consumo tem se modificado e ocorrido cada vez mais online, o marketing digital nasceu da necessidade das empresas estarem presentes, onde os consumidores estão, ou seja, na internet.
Pensando nisso trouxemos algumas táticas de como usar o marketing digital para vender muito. Vamos lá?
Marketing digital
O marketing digital é a apresentação de produtos, serviços ou empreendimentos por meio das plataformas digitais. Atualmente, essa é uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada e no momento correto.
O mais importante dessa estratégia é que pode ser utilizada em qualquer segmento do ramo empresarial para oferecer produtos e serviços de qualquer espécie, como lavadoras de alta pressão profissional, por exemplo.
Agora que você já entendeu o que significa, de fato, o marketing digital, vamos apresentar algumas estratégias utilizadas para alcançar ainda mais clientes
SWOT
A análise SWOT, ou matriz FOFA, é uma ferramenta geralmente empregada na elaboração do plano de negócios. Mas o fato é que ela também é bastante útil, pois permite analisar todos os aspectos das suas estratégias.
SEO
Essa ferramenta permite que as páginas de seu site ou blog apareçam na primeira página do Google. O SEO é a melhor opção para conseguir tráfego maior em seu site de forma orgânica.
Suponha-se que você esteja interessado em comprar mangueiras de alta pressão para um sistema hidráulico, quando você efetua a busca por esse item na internet é muito provável que as primeiras páginas e links que aparecem com a sua busca utilizem o SEO.
CRM
CRM ou gestão de relacionamento consiste em criar uma parceria de longo prazo com o cliente, priorizando a sua fidelização, por meio de software CRM capaz de cadastrar clientes e registrar informações sobre eles.
Esses dados serão úteis para entender fatores como o histórico de compra de cada um e possibilitar o desenvolvimento de um atendimento personalizado. Esse sistema traça perfis para encontrar o cliente ideal, e oferecer o produto para quem realmente tem interesse nele.
Imagine que você comercialize tubo de cobre 3 8, por exemplo. Essa ferramenta torna mais assertiva a possibilidade dessa informação chegar até pessoas de segmentos industriais, como metalúrgico, mecânico, químico, siderúrgico e da construção civil.
Lembre-se sempre que investir em campanhas em canais online é imprescindível para ser lembrado, gerar leads e conquistar vendas. Seu cliente está na internet. O que está esperando? Inicie agora mesmo a interação com ele.
Esse artigo foi escrito por Geiza Santos, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.