Conheça o impacto da tecnologia nas vendas

Uma coisa podemos afirmar: desde que a tecnologia surgiu, o mundo dos negócios está em constante revolução.

Seja com a expansão da internet, com a transformação digital ou com a chegada da indústria 4.0, nos dias de hoje, é possível otimizar grande parte dos processos e ter atividades mais simplificadas e eficazes, reduzindo os custos, tempo e solucionando as necessidades empresariais.

No entanto, um dos maiores impactos da tecnologia no cotidiano das empresas foi em relação às vendas

Ou seja, por meio do investimento tecnológico, é possível obter diferenciais competitivos e aumentar os seus ganhos de forma espontânea!

E não estamos falando apenas na redução de custos (uma empresa de molas de compressão pode investir em máquinas atuais e mais produtivas), mas também no aperfeiçoamento da comunicação com os clientes e na geração de novas demandas.

Para te mostrar isso, nós elaboramos este post e vamos te mostrar como as vendas podem ser impactadas positivamente pela presença da tecnologia em sua empresa. Quer saber mais sobre isso? Então continue nos acompanhando! Vamos lá?

1. Controle e gestão do tempo

Um dos maiores desafios compartilhados entre as equipes de vendas é a falta de tempo. E entendemos o motivos para tantas reclamações. Afinal, sem a tecnologia, a gestão e controle do tempo podem ser redobrados ou até mesmo triplicados.

Uma reunião presencial com um cliente para vender um desumidificador de ar pode levar horas ou até dias, dependendo do trânsito ou das complicações externas, por exemplo.

Por essa razão, a tecnologia surgiu com uma forma de auxiliar o profissional de vendas a ter uma melhor gestão do tempo e, dessa forma, aumentar a sua produtividade e eficiência nas tarefas.

2. Novas formas de interação com o cliente

Além disso, a tecnologia também permitiu que as empresas tivessem uma gama maior para se comunicar e interagir com os clientes.

Seja por e-mail, SMS, mensagens instantâneas, redes sociais, conferências online, entre outras diversas possibilidades, a tecnologia incorporou as vendas a possibilidade de uma abordagem ainda mais personalizada e dinâmica.

Muitos empreendedores acreditam que a modernização dos meios de comunicação resultou em diálogos mais frios e impessoais.

No entanto, na prática, há um aumento do diálogo entre os vendedores e clientes, o que é extremamente importante para aumentar o faturamento de um negócio.

Um cliente pode entrar em um site de mangueira de incêndio e solucionar todas as suas dúvidas em questão de minutos, por exemplo.

3. Inteligência de mercado

Mais uma das vantagens da tecnologia nas vendas é a possibilidade de analisar o mercado e concorrência com mais simplicidade.

Hoje em dia, é muito mais acessível obter qualquer tipo de informações relevantes, seja sobre as empresas concorrentes ou sobre o comportamento e interesse dos clientes.

Diversas ferramentas, como o Google Adwords oferecem mecanismos de monitoramento das campanhas, o que pode ser utilizado como base para realizar ajustes nas estratégias e atingir o seu público com mais precisão.

Agora que você já sabe quais foram os principais impactos da tecnologia nas vendas, o que acha de investir nas tendências tecnológicas e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!


Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.