Essencial para uma empresa desenvolver seu conteúdo de acordo com as necessidades do público consumidor, a persona é um elemento-chave para as estratégias de marketing digital. Assim, é possível otimizar resultados e conquistar mais clientes.
Para elaborar uma campanha de vendas, é preciso saber qual é o público para quem ela se dirige. Uma ação pode não funcionar corretamente se ela não for planejada de acordo com os hábitos, costumes e preferências das pessoas que vão consumir determinado produto.
Por isso, um negócio precisa conhecer o perfil do seu público-alvo e dos possíveis consumidores daquele nicho. Dessa forma, pode entregar produtos, serviços e informações que respondem à essa demanda.
A persona ajuda nesse sentido, podendo ser usada em muitos negócios diferentes, até mesmo em uma auto escola para aprender dirigir, por exemplo. Se você deseja entender mais sobre o assunto, acompanhe a leitura!
Afinal, o que é persona?
A persona é um personagem fictício desenvolvido a partir de dados reais que a empresa pode coletar observando a interação dos consumidores e seus hábitos. Esse personagem tem a função de representar o cliente ideal.
De maneira resumida, um visitante que acessou o site da empresa ou recebeu informações da campanha de marketing se interessou pela marca, passou a consumir seus conteúdos e realizou uma compra, transformando-se em cliente.
A persona deve possuir um perfil que reúne em si os aspectos mais importantes que o negócio identifica nos clientes, para assim, poder criar estratégias adequadas ao seu público.
Vantagens da persona para um negócio
Como sabemos, uma persona representa os traços e características do consumidor daquela marca. Quando essa representação é bem desenvolvida, ajuda a empresa a crescer e traz benefícios, como:
- Aproxima o cliente e a marca;
- Direciona a produção de conteúdo;
- Atrai a atenção dos clientes;
- Aumenta as vendas.
Quando uma oficina mecânica de caminhão entende quem sãos os clientes que consomem seus serviços, e direciona sua publicidade para o público certo, suas vendas aumentam.
Ou seja, é mais fácil alcançar bons resultados quando a mensagem chega até a pessoa certa.
Como a persona ajuda um negócio?
Ao criar uma persona, esse recurso atua de forma bastante positiva em alguns pontos. É importante saber como isso pode ser usado dentro do marketing da sua empresa, para poder aproveitar ao máximo todos os seus benefícios.
1 – Conhecer o público-alvo
As pesquisas necessárias e os dados coletados para definir esse personagem ideal permitem que a empresa conheça o público-alvo de seu negócio.
Por isso, conhecer esses consumidores significa saber quais são suas preferências de consumo, dúvidas reais, como é sua rotina e quais são os seus hábitos, entre outros aspectos.
2 – Entender o valor do produto
A persona tem o objetivo de aproximar a marca dos clientes o máximo possível em relação às suas necessidades básicas. Ou seja, conhecer suas dores e dúvidas sobre os princípios e valores da marca, por exemplo.
Então, esse conceito ajuda a empresa a identificar o significado que o produto tem para o consumidor e qual espaço essa mercadoria ocupa em sua vida.
Se uma empresa realiza entrega de remédio, é importante identificar como as pessoas se relacionam com esse serviço e o quanto isso é útil no cotidiano dos consumidores, para que possa oferecer um serviço com o máximo de qualidade possível.
3 – Estabelecer os canais de comunicação
Quando a empresa cria uma persona com informações completas e bem elaboradas, é possível definir os melhores canais de comunicação para abordar os clientes.
Alguns grupos de consumidores estão mais presentes em um determinado local, como as redes sociais, do que outros, que estão focados em blogs ou sites.
É o veículo de informação que deve receber maior investimento da empresa. Comunicar através do recurso correto, garante que a mensagem chegue até a persona.
4 – Definir as pautas e o conteúdo
Além de definir o canal utilizado para dialogar com os possíveis consumidores, estabelecer uma persona ajuda a direcionar a produção das pautas e do conteúdo da campanha de marketing.
O material que a empresa apresenta para o cliente é essencial para conquistá-lo e despertar o interesse em adquirir os produtos ou serviços daquela marca.
Trabalhar com entrega rápida moto é um tipo de serviço que atende pessoas com preferências específicas. Por isso, o conteúdo precisa ser adequado com o tom de voz, vocabulário e tema voltado para esse público.
A importância da persona para um negócio
Como abordamos neste artigo, a persona mostra como seria o cliente ideal. A partir daí, é possível definir uma estratégia de ação e alcançar as pessoas certas, de acordo com o objetivo deste estabelecimento.
Com as medidas adequadas e um bom plano de ação, uma empresa consegue conquistar mais clientes e aumentar seu reconhecimento, bem como as vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.