O inbound marketing é uma estratégia focada na atração, conversão e encanto dos clientes.
Também conhecido como “marketing de atração”, a técnica se separa dos conceitos tradicionais de mercado, utilizando ferramentas de marketing de conteúdo, SEO e redes sociais para alcançar seu objetivo.
Uma empresa de calha para telhado pode criar conteúdos direcionados ao serviço prestado para seus consumidores, para assim ampliar seu canal de vendas, por exemplo.
A ideia do marketing se baseia em interrupção. O conceito básico é tirar as pessoas de suas vidas e rotinas para mostrar o quão benéfico é um determinado produto.
Muitas vezes, entretanto, o resultado acabava sendo insatisfatório, deixando as pessoas com um novo problema nas mãos e muitas vezes sem ter onde recorrer.
Os tempos mudaram e o marketing foi se aprimorando para ser relevante na vida dos consumidores.
Nesse aspecto, surgiu o inbound marketing como uma alternativa estratégica de negócios. Dentre as principais características do inbound marketing, podemos destacar:
- Comunicação aberta;
- Qualidade de produção;
- Relacionamento duradouro;
- Maior engajamento.
Isso porque o conteúdo apresentado é muito mais relevante para o cliente do que simplesmente apresentar um produto ou serviço.
Além do mais, a ideia desta estratégia é criar conteúdos relevantes para seu público-alvo, encaminhando-os diretamente ao serviço oferecido.
Pessoas que têm interesse em colocar piso de taco de madeira provavelmente estarão buscando informações sobre a utilização, manutenção e outras informações relevantes desse tipo de produto em seu blog, caso você tenha.
Tornando-se, assim, um cliente em potencial para ações de inbound marketing. Logo, é aberto um canal de comunicação direto entre marca e consumidor, que se engajam em discussões e iniciativas com o objetivo de otimizar o relacionamento.
Este se desenvolve ao ponto de a mensagem da marca ser passada de forma contínua e frequente, sem interrupções ou desvios. Assim, o consumidor não só se fideliza com a marca, mas acaba trazendo novos clientes de sua rede de amigos e família.
Benefícios do inbound marketing
Uma das principais vantagens do inbound marketing é que ele direciona seu conteúdo para engajar com o público certo.
Isso significa que, ao invés de buscar um público amplo e tentar conectar sua marca a eles, a ferramenta já procura diretamente aqueles com maior potencial de finalizar uma compra.
A atração causada pelo inbound marketing cria um público muito mais fidelizado, uma vez que as necessidades dos clientes são muito mais importantes que entregar um produto.
Por conta disso, seu público acaba ficando mais propenso a aceitar suas dicas e recomendações.
Se sua empresa cria uma base de clientes que tem confiança no seu conteúdo, pode indicar um bom serviço de parede de gesso divisória com aceitação maior de conversão de vendas.
Esse tipo de recurso é muito importante para a conversão de leads em clientes, uma vez que seu poder de persuasão é muito maior depois de ter se engajado de forma orgânica com seus clientes.
Alguns outros benefícios do inbound marketing dizem respeito ao tempo de vendas e o custo reduzido de investimento. Isso porque a ferramenta é muito mais econômica que outras opções mais tradicionais, por lidar com canais alternativos e produção de conteúdo.
Uma vez que o público esteja engajado, chegar à etapa de conclusão da negociação acaba acelerando os processos de um funil de vendas, uma vez que o conteúdo dialoga diretamente com aquelas pessoas que têm interesse em efetuar a compra.
Indivíduos que já estão engajados em sua estratégia de marketing são mais propensos a consumir os produtos indicados, como rede proteção, pois estão confiantes em seu empreendimento.
Com um bom planejamento e uma estratégia sólida, o inbound marketing acaba trazendo resultados muito eficientes e duradouros para seu empreendimento.
Como identificar os resultados do inbound marketing?
Para continuar a usufruir dos resultados de um bom trabalho de inbound marketing, é fundamental que a vigilância sobre os resultados seja constante.
Para isso, existem algumas métricas que podem avaliar o desenvolvimento da ação, e identificar quais elementos estão dando certo e quais precisam ser reavaliados.
Um dos principais métodos de análise é o ROI, ou Retorno Sobre Investimento. Essa métrica é importante para qualquer ação de marketing de sua empresa, uma vez que esta analisa exatamente o quanto a ação está gerando lucro ou prejuízo.
A taxa de conversão também é uma métrica bastante útil, pois ela verifica quantas pessoas estão de fato deixando de ser leads e se tornando consumidores.
Já a conversão de funil avalia as outras etapas de conversão para garantir um bom engajamento a todo momento. De forma resumida, avaliar o trabalho é fundamental para a continuidade do mesmo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, junto ao iq.