Há quem acredite que é difícil fidelizar clientes na internet utilizando as estratégias do marketing digital, mas vou te mostrar que não é um bicho de sete cabeças, tudo bem?
Quando uma estratégia é aplicada e não performa da maneira esperada, significa que ocorreu algum problema ou erro no meio do caminho. Ou seja, houve falha na execução.
Ao planejar uma campanha e desenvolver estratégias de marketing digital para aplicar em uma clínica odontológica, é necessário considerar diversos fatores, pois existe um código de ética formalizado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) que impõe algumas regras básicas para a realização de propagandas no meio odontológico.
A questão importante é que: realizar investimentos em estratégias corretas irá te ajudar muito com o seu faturamento, podendo te trazer até cerca de 50% de aumento.
Legal, não é mesmo? Continue por aqui e vou te dar alguns conselhos bem úteis!
Saiba a importância de fidelizar clientes
Certamente a melhor forma de gerar lucros é a partir de clientes que já te conhecem e já estão acostumados com os seus métodos. Ou seja, pacientes fidelizados são aqueles que sempre voltam para realizar mais tratamentos com você.
Além de você, odontologista, ter vantagens com a fidelização de pacientes, os seus próprios clientes terão vantagens com isso. Ao longo da sua jornada ao lado de seus pacientes, é desenvolvida uma certa confiança, ou seja, quando você der conselhos irão segui-los, pois sabem que você tem conhecimentos acerca do que diz.
Além disso, certamente irão te indicar para familiares, amigos e conhecidos, gerando para você mais clientes através da propaganda gratuita, mais conhecida como “boca a boca”.
Quando o seu atendimento é de excelência, você é um profissional qualificado e cria laços com os seus pacientes, o seu trabalho passa a ser reconhecido e valorizado, pois seus pacientes irão confiar em você e nos seus serviços, logo sempre irão priorizar o seu consultório.
Uma questão importante é que, os pacientes fidelizados tendem a seguir as recomendações e instruções de seu odontologistas, dando assim um melhor resultado no tratamento.
Conheça algumas estratégias de marketing digital
O marketing digital consiste em um conjunto de estratégias e ações cujo intuito é atrair novos pacientes para o seu negócio, e também aprimorar o relacionamento já existente com aqueles que estão na sua cartela de clientes.
Para que seja possível desenvolver essa relação de fidelidade entre você e seus pacientes, é necessário compreendê-los. Saber quem são os seus clientes, como pensam e quais são os fatores que eles levam em consideração na hora de fechar negócio com uma clínica odontológica.
Para fazer isso de modo eficaz, é possível criar personas. As personas são como personagens semi-fictícios, cujas características são moldadas de acordo com as de seus atuais clientes. Dessa forma, o seu público alvo se tornará mais palpável, você conseguirá entender melhor como lidar com essas pessoas.
Dentre as possíveis campanhas de marketing digital, estão:
- Pesquisas de satisfação: ao ouvir o que seus clientes têm a dizer sobre você, torna-se possível consertar as falhas. Portanto, é interessante promover pesquisas de satisfação com os seus clientes;
- Credencial: é interessante ter vínculos com algum convênio odontológico, pois essa é uma ótima forma também de ser encontrado por novos pacientes. Além disso, possibilite a emissão de notas para aqueles que não possuem o mesmo convênio que você presta atendimento;
- E-mail marketing: realize disparos de e-mails com informações sobre promoções, produtos diferenciados e até mesmo outros conteúdos que possam ser relevantes para os seus clientes. Essa é uma forma de se manter por perto e demonstrar que você se importa com seus pacientes;
- Site/Blog: produza conteúdos ricos e com assuntos relevantes para o seu público, dessa forma, poderão acessar o seu blog para solucionar dúvidas e até mesmo tomar decisões referentes a um procedimento;
- S.E.O: existem diferentes estratégias de SEO, aplique-as em seus conteúdos e em seu site, para garantir um melhor posicionamento em mecanismos de busca;
- Palavras-chave: ao produzir conteúdos para o seu blog ou site, utilize palavras-chave relevantes para o seu negócio. Por exemplo: aparelho invisível preço ou aparelho transparente preço;
- Redes sociais: as redes sociais são a melhor forma de estreitar laços com os seus pacientes, pois os seus clientes poderão enviar mensagens tirando dúvidas e até mesmo conhecer melhor você e seu modo de trabalho.
Essas são algumas dicas valiosas e fundamentais para aplicar o marketing na odontologia e até mesmo em outros setores.
O sucesso é consequência!
Ao desenvolver estratégias de marketing baseada na sua atual base de clientes, você poderá colher excelentes frutos, pois certamente o seu faturamento irá aumentar.
Então vamos ao breve resumo: entenda o seu público, conheça-os e saiba quais são as atitudes que esperam de você, aproxime-se deles. Utilize as estratégias de marketing digital que se encaixam melhor a essa pessoa.
A fidelização de pacientes é benéfica tanto para você, quanto para os seus pacientes. Então não perca tempo, seja a escolha número um!
Se destaque e seja referência no mercado!
Conteúdo produzido por Letícia Deperon | Produtora de conteúdo na Vue Odonto