Este post é para quem se deparou com a mensagem da imagem acima. Sim é possível encher os 15 GB oferecidos pelo Gmail de forma gratuíta.
Eu por exemplo já estou a quase 90% de lotar meu e-mail
então sim isto é normal e ao longo dos anos vai acontecer e se repetir, neste caso temos 02 opções comprar mais espaço em disco para o e-mail direto com o google (coisa que não pode ser bom negócio com a cotação atual do Dollar) ou simplesmente seguir as dicas do próprio google para fazer aquela faxina no seu Gmail.
O recomendado é adotar rotinas para limpar tudo que não for necessário periodicamente, assim não precisamos gastar com e-mail e vamos nos livrando de tudo que não é necessário guardar em nossa caixa postal.
Abaixo leia uma materia que selecionamos do Portal Info.
Quando estreou, em 2004, o Gmail tinha 1 GB e isso parecia bom demais. Era um exagero! Todo mundo pensava que jamais seria possível lotar essa caixa de entrada. O tempo passou, o webmail do Google multiplicou sua capacidade e… mesmo assim nós estamos prestes a esgotar o espaço disponível no serviço. A seguir, algumas dicas para evitar essa inesperada catástrofe.
As dicas para limpar o Gmail não são mágicas. Infelizmente não existe um programinha mágico que faça isso. Existem por aí ferramentas de backup que baixam as mensagens, ordenam por tamanho e depois permitem sincronização. Acho isso horrível. Tenho uns 7 GB de mensagens lá e não quero baixar e bagunçar tudo. Por isso, acho que o melhor caminho é primeiro fazer uma faxina e depois criar rotinas “saudáveis”. Por exemplo;
1 – Jogue o lixo fora
Como tudo acontece automaticamente, você pode nem perceber, mas o Gmail está lotado de Spam. Clique no menu Spam e depois no link Delete All Spam messages now. Isso já vai ajudar a livrar de alguns MBs.
2 – Caça aos mamutes
O campo de busca do Gmail é muito poderoso e muito esquecido. Para encontrar as mensagens mais pesadas que estão comendo espaço, use a busca com o operador “filename:”. Recomendo começar com o óbvio “filename:pps” para encontrar e apagar os inúteis arquivos de PowerPoint que você recebe da sua tia. Depois, experimente
“filename:wmv”, “filename:mov” e “filename:MP3”
3 – Mate as velhinhas
Outro operador legal é o “before:”. Você pode encontrar mensagens velhas que não servem mais para nada usando a combinação “before:2008/10/10”. Para a coisa ficar ainda melhor, coloque “has:attachment before:2008/10/10″ –assim você mata as “velhinhas mais pesadas”.
4 – Forward to hell
Mais um operador útil para encontrar coisas inúteis é o “subject:”. Recomendo buscar por “subject:Fw” para encontrar mensagens encaminhadas. Geralmente elas são legais e engraçadas (ou até importantes) na hora, mas depois viram lixo. Também pode ser uma boa usar o “subject:” para apagar conversas de listas de e-mail das quais você participa.
5 – Limpeza nos Rascunhos
O Gmail salva versões temporárias das mensagens enquanto você está as escrevendo. Muitas vezes, essas mensagens não têm motivo nenhum para serem guardadas. Mas elas ficam ali, na pasta Drafts (Rascunhos, em português). Dê uma visita ali e apague o que for supérfluo.
6 – Depois da faxina
Não caia no erro de não apagar mensagens e sempre arquivá-las. O melhor mesmo é apagar o que não é importante e depois ir até o Lixo e removê-las também de lá. Faça isso uma vez por semana, para não acumular tanto.
7 – Dica do @soumarcao
Tinha me esquecido, mas pelo Twitter o @soumarcao lembrou: um bom jeito de apagar lixo do Gmail é removendo os itens enviados.
01 – Usar algum cliente de e-mail e baixar os e-mails diretamente no seu computador via POP (coisa que eu não gostaria de fazer pois tem que abrir mão da interface do webmail online do Google que é um dos principais pontos que destaco) assim tu limpa a caixa online e mantem tudo no seu PC por sua conta e risco.