Muito se tem falado sobre a importância de empresas e marcas construírem uma relação positiva e duradoura com seus clientes. Afinal, trata-se de uma forma de sair um passo à frente da concorrência e disseminar a companhia positivamente no mercado.
Por essa razão, o marketing de relacionamento vem conquistando cada vez mais espaço no ambiente corporativo e nas relações comerciais. A ferramenta visa aplicar um conjunto de ações que promovem a criação de laços afetivos entre empresa e consumidor.
Sendo assim, podemos afirmar, com segurança, que empresas que não investem no marketing de relacionamento dificilmente permanecerão ativas no mercado. Isso pois se trata de uma estratégia capaz de aumentar o número de clientes e fortalecer a marca perante a concorrência.
Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 passos simples para aplicar o marketing de relacionamento. Neste post, você verá que nunca foi tão simples construir uma relação positiva e duradoura com seus clientes. Confira!
1. Promova interação nas redes sociais
O primeiro passo para aplicar o marketing de relacionamento é promover interação nas redes sociais. Para isso, você pode compartilhar conteúdos informativos e relevantes, a fim de atrair os usuários de maneira genuína.
Além disso, crie um calendário de publicação com os melhores dias e horários para realizar as postagens. Você pode postar uma vez por dia, três vezes por semana… Enfim, escolha o que for ideal para a sua marca.
Lembre-se também de responder dúvidas de cabeamento estruturado e principalmente as reclamações de forma rápida, mostrando que a sua marca está à disposição dos clientes.
2. Lembre de datas importantes
Outro passo importante para aplicar o marketing de relacionamento é lembrar de datas importantes, ou seja, períodos comemorativos. Essa é uma ótima maneira de mostrar que a empresa se preocupa com o cliente – e não só com o dinheiro dele.
E-mail de aniversário simpático, cumprimentando o cliente (e até mesmo oferecendo um desconto de alugar gerador de energia) é uma ótima maneira de estabelecer essa estratégia. Com isso, o público sentirá que a companhia busca se manter próxima a ele.
3. Ofereça um atendimento personalizado
Que a prestação de um bom atendimento faz toda a diferença no marketing de relacionamento não é uma novidade, certo? É ele quem fará com que o consumidor volte a comprar com a sua marca e indique-a entre colegas, amigos e familiares.
A boa notícia é que a tecnologia pode contribuir – e muito! – nessa missão. E podemos pensar em sua aplicação de diferentes maneiras, como os chatbots e chats online, que dão agilidade aos processos de pergunta e resposta, como SPDA para raio.
4. Crie um programa de fidelidade
Por último, e não menos importante, uma das melhores alternativas de construir um relacionamento duradouro com os clientes é por meio de um plano de fidelidade. Contudo, é necessário realizar um bom planejamento para que tudo saia conforme o esperado.
Defina bem a premiação, as regras de participação e funcionamento, os requisitos para participar, pontuar e avançar (caso haja etapas), a ferramenta que fará o acompanhamento, entre outros critérios.
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Esse artigo foi escrito por Beatriz Barros, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.