O marketing digital é um conjunto de estratégias que pode ser utilizado por empresas de todos os segmentos comerciais e industriais. Todavia, as técnicas utilizadas irão variar de acordo com uma série de fatores.
Eles podem envolver ramo de atividade, credibilidade da marca, motivo da implementação, questões sustentáveis, dentre vários outros. Para te ajudar a acertar, os tópicos a seguir contarão com três dicas de ouro que podem fazer toda a diferença durante o processo.
1. Conheça o seu público-alvo
Antes de saber como captar clientes pela internet, você precisa definir quem é o seu público-alvo. Isso porque, no marketing digital, os esforços são destinados para atingir potenciais compradores, e não um público geral.
Destacando inicialmente sobre o mercado, ele apresenta características heterogêneas, ou seja, com uma ampla divergência de demandas. Pense em uma empresa que vende polia para elevador. Ela poderia atender uma demanda do mesmo acessório para compressor de ar?
Se ela fizer isso, poderá estar comprometendo a segurança de muitas pessoas, visto que não tem conhecimento para desenvolver o modelo. Sendo assim, ela precisa focar e implementar estratégias que atraiam quem realmente precisa dos seus produtos.
Para isso, é necessário realizar algumas pesquisas para coletar as seguintes informações sobre os seus potenciais clientes:
- Sexo;
- Idade;
- Localização;
- Classe social;
- Poder aquisitivo;
- Hábitos de consumo;
- Formação educacional.
Além do seu público-alvo, você também pode definir a sua persona, que consiste na criação de um personagem fictício que te ajudará a entender os hábitos, interesses e motivações das compras.
2. Tenha uma identidade visual
Muitas pessoas costumam pesquisar: “como vender meus produtos pela internet” nas ferramentas de busca, como o Google, o Yahoo! e o Bing. Porém, poucas conseguem de fato entender como fazer isso.
O principal motivo da falha em conquistar bons resultados online é a falta de uma identidade visual. No geral, ela consiste na combinação de elementos gráficos que refletem o nome ou ideia de um produto, serviço ou empresa.
Quer ver como é fácil entender o que é a identidade visual no marketing digital? Feche os olhos e imagine um grande “M” sobreposto em um fundo vermelho. Provavelmente, a imagem que surgiu na sua mente foi bem semelhante ao logo do McDonald’s.
E não é só com essa marca que é possível fazer essa relação! Um fundo azul com um pássaro branco remete ao Twitter. Aplicativos com as colorações amarelo, azul, verde e vermelho remetem ao Google, letras cursivas branca em um fundo vermelho remetem a Coca-Cola e por aí vai!
Com ela, você consegue melhorar a visibilidade do seu negócio e ainda fidelizar muitos clientes, que irão remeter a sua marca com alguma boa lembrança ou até mesmo dar mais credibilidade a ela no momento da escolha.
3. Invista nas redes sociais
Sem dúvidas, a identidade visual de uma marca já é excelente para aumentar as vendas, mas só ela não é suficiente! Por isso, o momento é de se perguntar “como divulgar minha empresa na internet?”.
Pense rápido: qual é o primeiro aplicativo que você pensa no seu smartphone? Temos certeza que 90% das pessoas responderam com alguma rede social, como o Facebook, o Instagram, o WhatsApp, o Telegram, o Twitter, o YouTube, etc.
Caso essa não tenha sido a resposta, talvez uma loja virtual ou um joguinho, mas é muito raro isso acontecer. Bem, não é por acaso que isso acontece! Uma pesquisa desenvolvida pela We Are Social em parceria com a Hootsuite apontou que 66% da população do Brasil utiliza frequentemente as redes sociais.
Colocando isso em números, estima-se que mais de 140 milhões de brasileiros estão ativos nas plataformas, que é uma das mais importantes para desenvolver estratégias de marketing digital e alcançar bons resultados com elas.
Considerações finais:
Quando você conhece o seu público-alvo, possui uma identidade visual e utiliza as redes sociais para promover o seu negócio, as chances de você alavancar as suas vendas e, consequentemente, os seus lucros com o marketing digital são muito altas.
Sabendo disso, é fundamental citar a importância de ter um planejamento, composto por objetivos, metas e estratégias, investir em marketing de conteúdo e mensurar todos os resultados!
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Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Marketing para indústria.