A manutenção da imagem de uma marca no mercado é fundamental para que a empresa possa identificar a percepção que o público tem de seu negócio.
É por meio do monitoramento da marca que é possível descobrir o que as pessoas andam falando sobre sua empresa.
Ou seja, é possível verificar fatores como: sua marca é mencionada de forma positiva? Existem considerações negativas acerca de seu serviço? As pessoas procuram sua empresa?
Vários fatores interferem na imagem da sua marca dentro e fora da internet: o relacionamento com seus clientes, a falta de uma cultura organizacional, a ausência de inclusão e diversidade, a qualidade dos produtos e serviços, a divulgação realizada, entre outros.
Para melhorar a imagem da sua empresa e manter um bom posicionamento da sua marca no mercado, você pode contar com algumas estratégias eficientes do marketing digital.
Continue lendo este conteúdo até o fim para saber 5 técnicas capazes de melhorar a imagem da sua empresa online e, consequentemente, offline.
Imagem de uma marca online e offline
Como falamos acima, são vários os motivos que podem danificar a imagem da sua empresa perante o público. Mas, também, existem diversas formas de melhorar essa percepção.
Há as estratégias offline voltadas para o planejamento e comunicação externa e interna; e as estratégias online são fortes aliadas do marketing digital.
Dentro do offline, é interessante pensar em algumas maneiras que auxiliam neste processo de planejamento e comunicação, tais como:
- Conheça sua empresa e os valores dela;
- Dissemine uma boa cultura organizacional;
- Tente se manter longe de polêmicas;
- Dê atenção às diversidades;
- Seja inclusivo.
Vamos à um exemplo prático?
Uma empresa de seguros que oferece planos de saúde e convenios odontologicos quer se posicionar no mercado como uma marca conhecida por sua pluralidade.
Para isso, ela passa a investir em inclusão e diversidade não como uma cota que precisa ser preenchida na empresa, mas sim como uma cultura que já se enraizou.
O seu quadro de colaboradores possui perfis diversos e a publicidade da sua marca sai dos padrões convencionais de seguradoras. Dessa forma, os valores da empresa mudaram e a maneira como falam sobre ela também.
Já algumas estratégias online também refletem na melhoria da imagem offline. São essas técnicas do marketing digital que falaremos agora.
Marketing Digital como solução
O marketing digital atua não só como estratégia de venda, como principalmente em visibilidade para uma empresa.
Sendo assim, utilizar de suas estratégias auxilia no processo de melhoria da marca no mundo digital.
Algumas técnicas são mais usadas no marketing digital e visam deixar a empresa cada vez mais reconhecida e bem posicionada no mercado. Confira!
Branding
O branding nada mais é que a união de diversas ações para o posicionamento da sua marca.
Uma empresa que quer melhorar sua imagem precisa estar atenta às estratégias de branding.
Essas estratégias destinam-se para a aproximação do consumidor com sua marca e, consequentemente, com sua empresa.
Essa aproximação, na maioria das vezes, é despertada pelos sentidos das pessoas.
A melhoria de uma marca que passa por reestruturações de branding sucedem-se através de reformulações da logo, da identidade visual, da experiência física com a marca, dentre outros aspectos determinantes para a “vivência” com a marca.
Por exemplo, lembra da seguradora fictícia que citamos anteriormente? Digamos que, dessa vez, ela queira melhorar a recepção do seu público com sua marca.
O que ela faz? Reforma a sua logo em um design que busca aliar os seus serviços de seguro de vida, planos de saúde e convenio odontologico, de forma a transmitir uma ideia de praticidade e segurança.
Além disso, a sua empresa física é toda montada de acordo com sua identidade visual, fazendo com que seus clientes e funcionários consumam da sua marca o tempo todo, sem perceber.
Assim, o público que recebe a marca já consegue abstrair alguns sentimentos a partir do que viu relacionando com as experiências anteriormente obtidas.
SEO
Dentro da melhoria da imagem temos também a prática das técnicas de SEO.
Você pode estar se perguntando: como os métodos de otimização para os mecanismos de busca podem melhorar a imagem da minha empresa?
Simples! As estratégias SEO facilitam a visibilidade da sua empresa no meio digital. Afinal, quem não é visto não é lembrado, não é mesmo?
O bom do SEO é que otimizando seu site e os conteúdos nele presentes você pode cada vez mais passar a imagem que deseja da sua empresa.
Se a nossa seguradora quiser que sua empresa seja reconhecida pelas ações sociais que faz para as periferias, por exemplo, ela pode criar um conteúdo relevante que mostra como o seu convenio dentario conseguiu melhorar a saúde bucal de uma região X.
Este conteúdo será otimizado por meio do uso de algumas especificidades requeridas de SEO como indicação de palavras-chave, conteúdo de qualidade, mobile friendly, etc.
Dessa forma, quando as pessoas pesquisarem sobre esta empresa no Google, encontrará facilmente as ações positivas que ela fez, melhorando assim sua imagem.
Gestão de mídias sociais
Falar de posicionamento de marca online sem falar da gestão de mídias sociais é um grande problema. Sabe por quê? Porque as redes sociais se tornaram a forma mais eficiente e popular de interação com o público, visibilidade e reconhecimento.
Através de um bom gerenciamento de mídias você consegue sentir os termômetros do que falam sobre sua empresa, de como ela é mencionada e de como os clientes chegam até você.
É por meio de redes como o Facebook, o Instagram e o LinkedIn, por exemplo, que você consegue incentivar a interação com seu público, divulgar suas criações de conteúdos relevantes e manter um relacionamento único com os seus clientes.
E-mail marketing
O e-mail marketing é outra estratégia de Marketing Digital muito utilizada na prospecção de clientes/leads e que, se for bem utilizada, pode melhorar a imagem com seu público.
É por intermédio do e-mail marketing que você nutre seus potenciais clientes como uma forma de estarem sempre em contato com sua marca.
Isso pode acontecer através de e-mails de boas-vindas, de promoções, de newsletters com conteúdos relevantes ou de vantagens exclusivas.
Por meio do e-mail marketing você consegue atingir um público mais específico e qualificado, ou seja, são pessoas que de alguma maneira já se interessaram pelos seus serviços.
Assim, mostrar como sua marca é relevante é também uma forma de melhorar seu posicionamento e, consequentemente, suas vendas.
Inbound Marketing
Já com o Inbound Marketing a intenção é agregar valor à sua marca e, com isso, aumentar a visibilidade da sua imagem para o público-alvo.
O inbound marketing nada mais é que a atração de clientes a partir de conteúdos relevantes. Sim, mais uma vez vamos frisar a produção de conteúdos de qualidade.
Eles são os “potes de ouro” para quem quer investir no marketing digital como uma forma de melhorar a imagem da sua empresa.
Voltamos a nosso exemplo:
Se a seguradora passa a produzir conteúdos solucionando o problema de seus clientes com opções de utilizar seus planos de saúde ou convenio dental, ela passa a ser autoridade no assunto.
Com isso, a imagem dela cresce exponencialmente se tornando uma espécie de referência em sua área.
Conclusão
Neste artigo você pode entender quais as estratégias online aliadas do marketing digital que ajudam no posicionamento da sua marca e melhoram a imagem da sua empresa.
Afinal, os resultados financeiros de um negócio só aumentam quando a visibilidade da sua marca também cresce e, principalmente, quando se tem o aprimoramento da imagem da sua empresa.
Seguindo essas dicas você pode criar uma percepção muito melhor da sua marca e de forma consistente manter a imagem positiva da sua empresa.
Conteúdo produzido por Beatriz Estima, assessora e redatora da empresa Ideal Odonto.