Em meio à crise financeira, os empreendedores buscam alternativas para não perder mercado. E uma grande oportunidade na atualidade é investir no poder da Internet enquanto divulgadora dos produtos ou serviços. Somente o Facebook, por exemplo – site mais acessado do mundo – é visitado por mais de 62 milhões de brasileiros por dia. Números que revelam a importância de investir no meio virtual.
Conforme o proprietário da Burn Web, Rene Ferreira, ter um site que seja “a cara” da empresa, e que mostre tudo o que ela oferece é essencial. “As coisas mudam muito rápido na web e é preciso estar atento ao que o cliente quer, assim como ao que é tendência no mercado. Hoje a empresa com um site próprio tem a opção de criar uma loja virtual, por exemplo, e mostrar em tempo real as novidades da marca”, comenta ele.
Ferreira enfatiza, ainda, que esta é uma alternativa barata se levada em conta a crise econômica nacional. Inclusive, a opção tem ganhado cada vez mais consumidores. “A comodidade, os preços acessíveis e a economia de tempo têm feito com que as pessoas prefiram comprar pela Internet. Prova é de que só no Natal de 2015, conforme pesquisa do E-bit, o aumento de compras na Web foi de 26% e gerou mais de R$ 7 bilhões”, conta o proprietário da Burn.
Realidade há 10 anos era outra – Muitos empresários demoraram a entender que precisavam estar presentes também virtualmente. Ferreira conta que há 10 anos, quando abriu a empresa especializada em desenvolvimento de sites, a visão sobre a Internet era outra. “Batíamos de porta em porta oferecendo o serviço, e grande parte das pessoas tinha um olhar desconfiado, não entendia a importância de estar na Web”, diz.
Para desenvolver um site, dependendo do projeto e das funções, o tempo de produção pode variar de 30 dias e seis meses. Uma das novas exigências do mercado, afirma Ferreira, é que eles sejam responsivos, ou seja, se adaptem às diferentes plataformas de visualização, como computadores, tablets ou celulares. “O mundo está sendo ‘controlado’ pelos smartphones. Uma pesquisa recente apontou que mais de R$ 80 milhões de brasileiros usam o celular para diferentes tarefas. Eles pagam contas, visitam sites, pesquisam, se comunicam, enfim, fazem tudo o que precisam por ali”, avalia Ferreira.
Image already added